Últimas Notícias
Brasil

Prefeitura de João Pessoa inicia vacinação contra Influenza nos trabalhadores da rede hospitalar

Prefeitura de João Pessoa inicia vacinação contra Influenza nos trabalhadores da rede hospitalar


Como parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza a Secretaria de Saúde (SMS) de João Pessoa deu início à imunização dos trabalhadores de saúde da rede hospitalar. Para tomar o imunizante, os profissionais podem procurar o Centro Municipal de Imunização (CMI), na Avenida Rui Barbosa, na Torre, além das Policlínicas municipais e Unidades de Saúde da Família (USFs).

“É necessário apresentar o contracheque ou comprovação de vinculo nos serviços e declaração do serviço, no caso dos trabalhadores dos hospitais”, explicou o chefe da seção de imunização da PMJP, Fernando Virgolino, acrescentando que, num segundo momento, a campanha deverá ser ampliada para as instituições de grande porte, entre hospitais públicos e privados, Unidades e Pronto Atendimento e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Isso deverá acontecer quando houver maior disponibilidade das equipes que estão envolvidas na campanha de imunização contra a Covid-19. Queremos garantir a assistência dos trabalhadores da área da saúde da rede hospitalar em seus locais de trabalho, obedecendo ao calendário previamente estabelecido e divulgado junto às instituições pela Seção de Imunização”, concluiu

Desde o dia 11 de maio a Prefeitura de João Pessoa ampliou os grupos para receber a vacinação que previne contra Influenza. Além das gestantes, puérperas e crianças de seis meses a menores de 5 anos, 11 meses e 29 dias podem ser vacinados trabalhadores de saúde que atuam na rede hospitalar e especializada, professores e idosos a partir de 60 anos.

Documentação – Para vacinação, os trabalhadores de saúde e os professores deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovação de vínculo com a instituição, que pode ser declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque.

O imunizante – A vacina contra a gripe não tem eficácia contra o novo coronavírus, mas a imunização vai ajudar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Covid-19, já que alguns dos sintomas são parecidos com os da gripe. O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções provocadas pelos vírus Influenza, e também desafogar os serviços de pronto atendimento.

Composta por vírus inativado, a vacina protege contra os três tipos de vírus que mais circulam no hemisfério sul: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Há um alerta para quem se vacinou contra a Covid-19: essas pessoas deverão respeitar um intervalo de 14 dias para tomar outras vacinas do calendário vacinal, inclusive a desta campanha, que previne contra a influenza.

Outras etapas –
Seguindo o plano de imunização do Ministério da Saúde, a partir do dia 9 de junho a 9 de julho, poderão ser imunizadas as pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros Urbano e de Longo Curso; trabalhadores portuários, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. Mesmo com o início de uma nova etapa, as pessoas incluídas nos grupos anteriores podem continuar recebendo a vacina da mesma forma.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário