Últimas Notícias
Brasil

Governo da Paraíba lança editais do Paraibatec Agricultura Familiar com mais de duas mil vagas

Governo da Paraíba lança editais do Paraibatec Agricultura Familiar com mais de duas mil vagas

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (27), a publicação de três editais referentes à ação do programa Paraibatec Agricultura Familiar, destinados a professores, técnicos e alunos. Os editais serão publicados nesta terça-feira (28), no Diário Oficial do Estado. O investimento total dos cursos técnicos é de R$ 5 milhões e as atividades serão desempenhadas em 34 municípios paraibanos. A informação foi repassada no programa Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela rádio Tabajara e pelas redes sociais do governo.

Durante o programa, João Azevêdo destacou a importância dos investimentos na área da agricultura familiar. “Estamos investindo para preparar a mão de obra para que a gente possa ter uma agricultura familiar cada vez mais forte. Vamos estimular, por meio de capacitação profissional e formação técnica, agricultores familiares, em especial, jovens e mulheres rurais. A gente qualifica a mão de obra buscando o desenvolvimento e a utilização de novas técnicas para que isso possa gerar mais renda para as famílias do campo”, comentou.

O primeiro edital trata de um processo de seleção simplificada para 72 professores bolsistas do Paraibatec, que irão atuar em 27 cursos diferentes, como por exemplo: Apicultura, Viveiricultura, Ovinocultura, Produção de Queijo, Mecânica de Motocicletas, Gestão de Resíduos Sólidos, Preparação de Doces e Conservas e Horticultura Orgânica. Os professores precisam ter graduação e os selecionados receberão bolsa-auxílio, que pode ser aumentada de acordo com a titulação do docente.

O segundo edital é referente a um processo de seleção simplificada para 53 profissionais técnicos que irão atuar prestando apoio aos professores na unidade em que ocorre a oferta dos cursos profissionalizantes. As vagas estão divididas em dois cargos: Supervisor e Orientador (cadastro de reserva). Ambas exigem Curso Superior. Os profissionais serão selecionados com base em critérios definidos pelo Edital.

Já o terceiro edital diz respeito à oferta de 1.890 vagas para Formação Continuada em Agricultura Familiar, destinada a alunos que se interessem pelos cursos citados anteriormente. O único requisito para os estudantes é ter mais de 18 anos e apresentar documentação no ato da inscrição. As aulas estão previstas para começarem a partir do mês de novembro deste ano.

“Essa equipe de professores e profissionais técnicos farão a formação dos alunos que estarão se preparando e se formando para uma atuação dentro da agricultura familiar. É um investimento importante que tenho certeza que trará benefícios diretos para as famílias que atuam nesse segmento no estado”, falou João Azevêdo.

O ParaibaTec – É estabelecido em regime de colaboração ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com a finalidade de proporcionar a interação entre as escolas da rede estadual de educação básica com a comunidade e os arranjos produtivos locais, por meio de ações articuladas de educação profissional e tecnológica, incentivando o retorno de jovens e adultos ao sistema escolar e proporcionando a elevação da escolaridade, a construção de novos itinerários formativos e a melhoria da qualidade do ensino profissional.

A ação Paraibatec Agricultura Familiar é uma parceria da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, com a finalidade do fortalecimento da Agricultura Familiar no Estado da Paraíba, através de formação técnica e ou capacitação profissional dos agricultores familiares, em especial, jovens e mulheres rurais, qualificando mão de obra buscando um desenvolvimento rural sustentável, geração de renda, diminuição da pobreza rural e diminuição do êxodo rural no estado.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Um comentário

  1. RICARDO TRAI CASSIO...RICARDO TRAI MARANHAO....RICARDO E TRAIDO POR JOÃO KKKKKK SE ESSA E A REGRA ENTAO O POVO AGORA VAI TRAIR AZEVEDO.AGUARDEM Q MUINTOS POLITICOS VAI TRAIR JOAO KKKKKKKKKK AGUARDEMMMMM

    ResponderExcluir