Últimas Notícias
Brasil

Creci-PB defende força-tarefa para combate à grilagem urbana em João Pessoa

Creci-PB defende força-tarefa para combate à grilagem urbana em João Pessoa

As invasões a áreas públicas e áreas verdes na cidade de João Pessoa tornaram-se recorrentes, sobretudo nos últimos quatro anos, com nítido aperfeiçoamento do modus operandi, evidenciado pela organização no mapeamento dos “alvos”, tipologia construtiva utilizada e especulação imobiliária explorada.

Os abrigos precários foram substituídos por imóveis de alvenaria e até com pavimento superior, muitos dos quais com energia elétrica fornecida pela concessionária. Os casos, inúmeros e flagrantes, se multiplicam por loteamentos na zona sul (para onde a cidade se expande), em bairros nobres como o Altiplano e em todo o redor do Centro de Convenções, no Pólo Ecoturístico Cabo Branco.

Atento à gravidade da situação, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba, através da sua Comissão de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, está defendendo a criação de uma força-tarefa composto por representantes do Governo do Estado, Prefeitura Municipal, Ministério Público, Ibama, Câmara de Vereadores, Sinduscon-JP, Crea-PB, CAU-PB e OAB-PB, dentre outros Poderes e Órgãos.

Prejuízos de toda ordem


Os prejuízos decorrentes das invasões a áreas públicas são os mais variados. Comunidades inteiras são privadas de equipamentos comunitários, a exemplo de praças, creches e postos de saúde, adquirentes de lotes, casas e apartamentos, são frustrados em expectativas e desvalorização de imóveis, muitos são desestimulados a morar na local e outros que investiram na compra, desistem, aumentando o número de distratos e afugentando os empreendedores.

As ocupações ilegais ainda oneram a PMJP, levando a desapropriar outras áreas para instalar os referidos equipamentos.

Um dos integrantes da Comissão do Creci-PB, Rodrigo Falcone, alerta para o fato, público e notório, da utilização ilegal de patrimônio público por um grupo organizado, que detém recursos financeiros para edificar imóveis com vistas à posse ou aluguel a terceiros, auferindo assim, lucros pessoais.

Propostas à adequação de legislação

“A atualização do plano diretor pela Prefeitura faz-se oportuna, por exemplo, para criação de um setor específico de gerenciamento dessas áreas. A legislação pertinente também poderia ser adequada pela Câmara Municipal, para permitir a desafetação parcial de áreas públicas destinadas a equipamentos comunitários, no sentido de que os empreendedores pudessem converter o fruto dessas vendas localizadas na sua imediata implantação”, afirmou.

Outra adequação seria para a legislação municipal vir a permitir a utilização dos valores da arrecadação de IPTU e TCR por parte do empreendedor, de forma direta, em obras de implantação de equipamentos comunitários nas áreas onde tivessem vinculação.

Creci-PB defende força-tarefa para combate à grilagem urbana em João Pessoa

Abrangência das invasões


Ele concluiu, citando algumas das localidades que tiveram áreas atingidas por essa verdadeira grilagem urbana: Centro de Convenções, em Jacarapé, Altiplano, Valentina Figueiredo e Gramame (Loteamentos Colinas do Sul; Prolongamento do Colinas do Sul 3; Cidade Sul 1, 2 e 3; Portal do Colinas 2 e Jaqueira).

O presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, acrescentou que além da Capital, o Órgão instalou este ano a Comissão de Desenvolvimento Urbano em Patos, no Alto Sertão, e pretende fazê-lo em outras cidades-polo. Os grupos de trabalho têm como objetivo, participar de audiências públicas, debater, acompanhar e propor ações junto aos órgãos federais, estaduais, municipais e demais entidades competentes no que compete ao planejamento do desenvolvimento urbano de cada uma das regiões metropolitanas.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário