Últimas Notícias
Brasil

Procon de João Pessoa faz alerta aos pais sobre compra do brinquedo seguro para as crianças

Procon de João Pessoa faz alerta aos pais sobre compra do brinquedo seguro para as crianças

Os pais que vão presentear os filhos com brinquedos no Dia das Crianças devem ficar atentos às informações que constam nas embalagens e observar se o produto obedece às especificações de segurança e se tem o Selo de Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Para garantir a compra do brinquedo seguro, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor dá dicas e faz alerta para quem vai presentear com artigos de lazer infantil no próximo dia 12.

As orientações e dicas do Procon-JP são importantes principalmente para a segurança das crianças, como a de observar a faixa etária a que se destina o produto. “Não se deve comprar nenhum produto destinado às crianças sem avaliar os detalhes. No caso dos brinquedos, o consumidor deve verificar a idade a que se destina, cuja informação deve vir na embalagem. Um erro pequeno sobre essa questão pode até provocar danos físicos com consequências graves”, alerta o secretário Rougger Guerra.

Outro alerta de Rougger Guerra é que “além de observar o Selo de Qualidade do Inmetro, também se deve avaliar se o produto obedece às especificações técnicas de finalidade e de segurança”. Ele acrescenta que essas informações são fundamentais porque se trata da saúde e da segurança das crianças. “Quem for presentear com brinquedos precisa prestar atenção a esses pormenores”.

Língua Portuguesa – O secretário explica ao consumidor que essas informações devem constar nas embalagens dos brinquedos e que devem estar escritas em Língua Portuguesa. “Ainda que o produto tenha sido fabricado no exterior, as informações devem vir, também, em Língua Portuguesa. Caso contrário, é considerada uma irregularidade. E isso se aplica às instruções de montagem e de uso, que devem ser legíveis e compreensíveis e devem vir na língua do local em que o produto está sendo comercializado”.

Pesquisa – O titular do Procon-JP acrescenta que a Secretaria divulgará essa semana a pesquisa com os preços de centenas de brinquedos. “Outra orientação é que os pais, antes de comprar o presente dos filhos, consultem nossas pesquisa de preços, cuja tabela completa estará disponível nos sites joaopessoa.pb.gov.br e proconjp.pb.gov.br“.


Atendimentos do Procon-JP


Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá

Telefone para orientação e dúvidas: 0800 083 2015

WhatsApp: (83) 9.8665-0179

Instagram: @procon_jp



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário