Últimas Notícias
Brasil

Programa da Prefeitura de João Pessoa estreita diálogo entre gestão e população

Programa da Prefeitura de João Pessoa estreita diálogo entre gestão e população

Todas as regiões que englobam os bairros de João Pessoa possuem representantes que fortalecem o diálogo entre a população e a Prefeitura de João Pessoa. Afinar esse elo é o principal objetivo do programa ‘Você Prefeito’ que, desde seu lançamento em maio deste ano, vem atendendo as solicitações de moradores de todos os bairros e comunidades da cidade.

Segundo levantamento feito pela assessoria técnica da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP), responsável pelo programa, um total de 275 demandas que chegaram à pasta já foram resolvidas, enquanto outras 199 estão sendo encaminhadas.

A maioria das demandas é de zeladoria. Muitas ainda da gestão passada. Podas de árvores, retirada de lixo, pavimentação, terraplanagem, sinalização em ruas, iluminação e limpeza de rios estão entre as mais solicitadas.

Programa da Prefeitura de João Pessoa estreita diálogo entre gestão e população

A moradora do bairro da Penha, Lídia Evangelista, é filha de pescadores e leva a profissão tradicional de sua família adiante. Para ela, era muito importante a melhoria da escadaria da Penha, que dá acesso aos moradores que vivem na parte da praia aos serviços básicos que se encontram na parte de cima.

Ela foi uma das pessoas que procurou a conselheira da região, Cristina Soares, para solicitar que fosse feito uma melhoria nos degraus da escadaria, o que aconteceu na semana passada quando a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) começou a executar um serviço de preservação do local.

Programa da Prefeitura de João Pessoa estreita diálogo entre gestão e população

“É uma coisa de grande importância. Sou pescadora, moro na parte da praia e preciso da escadaria para ir a um médico, a um supermercado, a um banco. Fiquei muito feliz quando vi que a Prefeitura de João Pessoa estava trabalhando na escadaria”, disse.

Edmilson Soares é presidente da Associação dos Feirantes Organizados de Cruz das Armas e já precisou solicitar um serviço de zeladoria em uma rua do bairro. O pedido foi atendido. “Esse canal de diálogo é muito importante para o povo. Estamos aqui para dar as mãos para a resolução de melhorias que o nosso bairro precisa. Sabemos que algumas demandas podem levar tempo. Mas estamos aqui para somar”, afirmou.

Para que as solicitações cheguem até a Secretaria, o papel do conselheiro municipal é de fundamental importância. Cristina Soares, conselheira da 2ª Região da Participação Popular (2RPP) e integrante do programa ‘Você Prefeito’, explicou que qualquer morador pode apresentar sua solicitação, que deve beneficiar o coletivo, a comunidade.

“As demandas chegam até os conselheiros e nós encaminhamos aos articuladores regionais. Assim, é nosso papel conhecer bem nossa região, fazer o diálogo com lideranças comunitárias, saber quais as necessidades das comunidades e acompanhar o que está sendo feito”, falou.

Já os articuladores regionais fazem a intermediação e enviam as demandas para a Assessoria Técnica da SEPP. Thiago Diniz, secretário da pasta, afirmou que a secretaria é uma ponte, já que ela conversa com todas as secretarias para que as demandas sejam resolvidas.

“Esse é um trabalho que funciona de forma intersetorial. Essa relação com outras secretarias garante o relacionamento entre sociedade civil e administração pública municipal. Sabemos por meio dos inúmeros diálogos populares, quais são os grandes problemas das 14 regiões da cidade. Assim, de forma unida e comprometida, buscamos dialogar para que as demandas possam ser atendidas”, afirmou o secretário Thiago Diniz.

Para saber quem é o articulador ou articuladora da sua região e os respectivos contatos, clique no link abaixo:

https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/mapa-das-regioes-de-participacao-popular/



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário