Últimas Notícias
Brasil

Reajuste de 6% sobre o preço do gás natural é aprovado na Paraíba

Reajuste de 6% sobre o preço do gás natural é aprovado na Paraíba

A Agência de Regulação do Estado aprovou um reajuste da tarifa média de 6% sobre o preço do gás natural comercializado pela Companhia Paraibana de Gás (PBGás), na Paraíba. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (30). Mudanças passam a valer a partir da segunda-feira (1º).

De acordo com a publicação, o aumento será de 5,9% no segmento Industrial; 7,1% no segmento de Gás Natural Veicular – GNV; 5,8% no segmento Gás Natural Comprimido – GNC; 6,9 % no segmento Comercial; 2,5% no segmento Residencial; 5,0% no segmento dos Energéticos de Baixo Valor Agregado – EBVA; 4,9% no segmento Geração Distribuída – GD; e 5,5% no segmento Cerâmico e Mineração.

O reajuste, conforme a PBGás, ocorre “devido ao repasse de aumento do custo do gás por parte da Petrobras e alinhamento de margem”.

A companhai diz, em nota, que está repassando o aumento de 4,6% no custo do gás promovido pela Petrobras e atualizando para alinhamento ao que está aprovado pela ARPB desde novembro de 2020, mas não havia sido aplicado pela PBGÁS como estratégia de incentivo à recuperação do mercado paraibano.

Atualmente, o metro cúbico do GNV custa em média, R$ 4,45 em João Pessoa e R$ 4,65 em Campina Grande. Conforme os cálculos feitos pela PBgás, ainda é 44% mais vantajoso abastecer com o produto em João Pessoa, em comparação com a gasolina. Em Campina, essa margem é de 41%.


Fonte: G1-PB



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário