Últimas Notícias
Brasil

Primeira-dama da Paraíba discute com artesãs de Pitimbu detalhes de homenagem no 33° Salão do Artesanato

Primeira-dama da Paraíba discute com artesãs de Pitimbu detalhes de homenagem no 33° Salão do Artesanato


O primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, esteve, nesta terça-feira (23), em Pitimbu, no Litoral Sul paraibano, ocasião em que se reuniu com as artesãs marisqueiras homenageadas no 33° Salão do Artesanato, que será realizado de 12 de janeiro a 6 de fevereiro do próximo ano, na Orla de Cabo Branco, em João Pessoa. Com o tema "Toda arte que vem do mar", o evento valorizará o trabalho de artesãs que fazem peças com mariscos, conchas e escamas, entre outros elementos do ambiente marinho.

Durante o encontro, ocorrido na Associação das Marisqueiras de Acaú (AMA), foram discutidos temas como: logística e ritmo de produção das peças artesanais que serão comercializadas no Salão de Artesanato.

Primeira-dama da Paraíba discute com artesãs de Pitimbu detalhes de homenagem no 33° Salão do Artesanato

Ana Maria Lins destacou a importância do trabalho das artesãs marisqueiras como fonte de renda e divulgação do Litoral Sul da Paraíba. "É um momento em que vemos pessoalmente o quanto é rico o artesanato da nossa Paraíba, seja produzido no Sertão ou no Litoral Sul do Estado. Para oferecer ainda mais apoio a essa riqueza, estamos aqui hoje para ouvir essas grandes mulheres, ouvir suas reivindicações para que tudo esteja pronto para o Salão do Artesanato que ocorre de janeiro a fevereiro do próximo ano", disse Ana Maria Lins.

"Durante a pandemia, o Governo do Estado esteve presente aqui em Acaú, seja por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, com doações de cestas básicas, seja pelo Programa do Artesanato Paraibano, com consultorias em parcerias com o Sebrae, qualificando nossas artesãs para essa retomada tão esperada", prosseguiu Ana Maria Lins.

Primeira-dama da Paraíba discute com artesãs de Pitimbu detalhes de homenagem no 33° Salão do Artesanato

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, lembrou que a temática do Salão do Artesanato foi uma reivindicação das artesãs de Pitimbu ao governador João Azevêdo. "Como o governador prometeu, as artesãs de Pitimbu ganharão uma justa e merecida homenagem na 33ª edição do Salão do Artesanato, promovendo ainda mais a divulgação de toda essa riqueza produzida no Litoral Sul do Estado, que é o artesanato que vem do mar", afirmou. "Não tenho dúvidas de que será um dos melhores Salões que já realizamos", prosseguiu.

A prefeita de Pitimbu, Adelma Passos, agradeceu a visita da primeira-dama à Associação das Marisqueiras de Acaú. "Estamos muito felizes com a visita da primeira-dama e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano. Ana Maria Lins representa um projeto que vem valorizar nossas mulheres guerreiras, as nossas artesãs e marisqueiras, que divulgam o nosso município. Me sinto muito honrada por fazer parte dessa parceria", destacou.

A visita da primeira-dama do Estado ao município de Pitimbu foi prestigiada, ainda, pelas arquitetas Renata Gadelha e Rafaela Queiroga, que vão desenvolver o projeto de decoração e ambientação do Salão do Artesanato, e por auxiliares do Governo Municipal de Pitimbu.

Primeira-dama da Paraíba discute com artesãs de Pitimbu detalhes de homenagem no 33° Salão do Artesanato

Justa homenagem -
Com o tema "Toda Arte que Vem do Mar", o 33° Salão do Artesanato Paraibano vai homenagear as artesãs marisqueiras do litoral paraibano que fazem peças com mariscos, conchas, escamas e outros itens relacionados ao mar. No município de Pitimbu, há décadas, essas mulheres se destacam pela confecção de peças artesanais da mais alta qualidade, utilizando como matéria-prima conchas e escamas, entre outros produtos do ambiente marinho.

A artesã Lia Caju, de 65 anos, dos quais 20 deles dedicados ao artesanato, conta que não vê a hora de colocar em exposição as peças artesanais que aprendeu a confeccionar com as consultorias ministradas pelo Sebrae em parceria com o Governo do Estado. "Nessas oficinas, aprendi a fazer luminárias com cascalho de marisco, reutilização de rede de pesca. São muitas peças feitas com muito amor, e tenho certeza de que os visitantes do Salão vão gostar muito do que estamos produzindo", comentou.

O sentimento de expectativa em alta é também compartilhado pela presidente da Associação das Marisqueiras de Acaú (AMA), Josineide Guedes. "O momento tão esperado chegou, o de sermos homenageadas num evento tão importante como o Salão do Artesanato. Quero agradecer a toda equipe do Programa do Artesanato, em nome de Marielza, agradecer demais à primeira-dama e ao governador João Azevêdo", disse.

Anilza Barbosa viu no artesanato uma maneira de tornar o trabalho diário como marisqueira menos árduo. "O artesanato para mim foi um marco, já que por problemas de saúde tenho cada vez mais necessidade de me afastar do marisco", comentou, destacando o apoio do Governo do Estado às marisqueiras de Pitimbu e agradecendo a visita da primeira-dama à AMA.


33° Salão do Artesanato


Período: de 12 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022

Tema:
"Toda arte que vem do mar"

Local:
Orla da Praia de Cabo Branco, em João Pessoa



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário