Últimas Notícias
Brasil

Diretores eleitos do Cofeci projetam banco de dados unificado de transações imobiliárias

Diretores eleitos do Cofeci projetam banco de dados unificado de transações imobiliárias

Uma pauta com importantes temas para corretores de imóveis de todo o país foi tratada nesta quarta-feira (8) pelos presidentes dos Creci’s da Paraíba e de São Paulo, Rômulo Soares e José Augusto Viana Neto na sede do Órgão paulista, na condição de diretor-secretário e vice-presidente do Cofeci no triênio 2022/2024.

“Uma das nossas prioridades é disponibilizar, em nível nacional, a corretores de imóveis e empresas imobiliárias, o novo e revolucionário Portal Creci-Brasil e buscarmos o aperfeiçoamento na alteração da legislação que regulamenta a categoria, bem como a uniformização dos procedimentos nos Regionais”, afirmou Rômulo, considerado por Viana uma pessoa bastante entusiasmada, com incomum disposição de trabalho.

Versão brasileira do MLS

O presidente do Creci-SP e vice-diretor eleito do Cofeci acrescentou que outro ponto discutido para ser implantado no próximo ano foi uma versão brasileira do MLS (Multiple Listing Service), banco de dados que armazena informações detalhadas sobre os imóveis e sobre as transações imobiliárias, que já funciona com sucesso nos Estados Unidos.

Listar um imóvel no MLS significa expô-lo, imediatamente, a cerca de 1.2 mil corretores nos Estados Unidos. Esta publicidade eficaz acelera muito o ritmo de vendas e está baseada num princípio pouco aceito no Brasil: o da exclusividade no direito de venda.

Para ser listado no MLS, é obrigatório que o vendedor assine um contrato de exclusividade com um determinado corretor. A partir daí, o imóvel é anunciado no MLS e a comissão é dividida entre o corretor do vendedor e o corretor do comprador. Uma vantagem deste modelo é que as partes escolhem seus corretores pela qualidade do serviço oferecido e não pelo inventário que eles têm nas mãos.

Amanhã, ambos darão seguimento a esse processo de transição em Brasília durante encontro com o presidente do Cofeci, João Teodoro.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário