Últimas Notícias
Brasil

Março Azul: Prefeitura de João Pessoa realiza mutirão de colonoscopia no Hospital Santa Isabel

Março Azul: Prefeitura de João Pessoa realiza mutirão de colonoscopia no Hospital Santa Isabel

A Prefeitura de João Pessoa se engajou nas ações da campanha ‘Março Azul’, de prevenção ao câncer de intestino, e vai realizar um mutirão de exames de colonoscopia. A iniciativa ocorre no período de 14 a 16 de março no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI).

O mutirão, que tem como objetivo agilizar possíveis diagnósticos de câncer colorretal, conhecido como câncer de intestino, além de outras doenças intestinais, vai beneficiar pacientes que já se encontravam na fila de espera da Regulação Municipal, cadastrados e com guias para realização do exame.

“A Secretaria de Saúde vem reorganizando o represamento de exames e cirurgias não realizados nos últimos dois anos com duas grandes ações, a Regulação Itinerante e o Opera JP, além da realização de mutirões como este de colonoscopia. Campanhas como do Março Azul são importantes para que sejam feitos o atendimento e também a conscientização sobre as doenças”, ressaltou a secretária Margareth Diniz.

A diretora-geral do HMSI, Adriana Lobão, destaca que o hospital vem apoiando todas as iniciativas que têm como foco o diagnóstico de doenças em fase inicial, especialmente o câncer. “Dessa forma, o Hospital Santa Isabel vem incentivando ações pontuais e de cunho permanente no rastreio de câncer em várias especialidades. Por isso, é importante o apoio a iniciativas como essa, de mutirões de exames que venham a agir no rastreio precoce do câncer de cólon, como é o caso desse mutirão de colonoscopia”, ressalta.

Câncer de intestino –
A colonoscopia é a melhor forma de detectar o câncer de intestino em estágios iniciais. De acordo com a médica Shirlane Frutuoso Malheiros, que coordena o Programa de Residência Médica em Coloproctologia do HMSI, o câncer de intestino ou câncer colorretal é o segundo que mais mata homens e mulheres no Brasil.

A doença é mais comum em pessoas com mais de 45 anos de idade ou naqueles que têm antecedentes familiares de casos positivos. “A maioria dos casos recebe diagnóstico tardiamente, quando então, o tratamento instituído é menos eficaz. Daí a importância de ações como o mutirão”, declarou.

Por outro lado, destaca, a doença é passível de prevenção, seja através da mudança de hábitos com a remoção dos fatores de risco (que são: tabagismo, sedentarismo, dieta pobre em fibras ou ricas em carnes processadas e gorduras), seja através dos exames de prevenção (pesquisa de sangue oculto nas fezes e colonoscopia), que devem ser realizados periodicamente sob recomendação médica.

Março Azul – O Senado Federal aprovou recentemente o Projeto de Lei nº 5024/2019, instituindo o ‘Março Azul’ como mês de campanha de prevenção e conscientização ao câncer de intestino, a exemplo do que ocorre em muitos outros países do mundo.

Aderindo à campanha, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Santa Isabel, se une à causa através da realização do mutirão de colonoscopias e várias outras ações, que incluem caminhada, panfletagem e palestras.

O mutirão acontece por meio de uma parceria da Residência Médica em Coloproctologia do Hospital Santa Isabel e a Sociedade Brasileira de Endoscopia (Sobed/Regional Paraíba), com o apoio da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP).



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário