Últimas Notícias
Brasil

Hospital Metropolitano realiza primeiro transplante de coração em hospital público da Paraíba

Hospital Metropolitano realiza primeiro transplante de coração em hospital público da Paraíba

Pela primeira vez na história da Saúde da Paraíba, uma instituição pública de saúde realizou transplante cardíaco. O fato ocorreu neste último sábado (26), no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, unidade de saúde gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão a Saúde – PB Saúde.

Hospital Metropolitano realiza primeiro transplante de coração em hospital público da Paraíba

O paciente beneficiado foi um homem de 60 anos, paraibano, que recebeu um novo coração de um jovem de 20 anos. A captação do órgão foi realizada no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande.

Na sala de espera do Centro Cirúrgico do Hospital Metropolitano, estava dona Suely Pereira, regada de orações e confiante de que tudo ocorreria bem. “Somos acompanhados pela equipe do Metropolitano desde o ano passado. Chegar aqui mudou a nossa vida. A esperança nos alcançou. Morávamos em São Paulo e lá ele não recebeu o tratamento que aqui tivemos. Hoje eu choro com toda equipe que dizia que esse dia chegaria. Não temos palavras para agradecer aos gestores, e todos que cruzaram o nosso caminho”, contou emocionada.

Hospital Metropolitano realiza primeiro transplante de coração em hospital público da Paraíba

O transplante durou mais de seis horas e transcorreu sem intercorrências, conforme explicou o cirurgião cardiovascular, Antônio Pedrosa. “Assim que implantamos o órgão, ele já começou os primeiros batimentos. Tudo ocorreu muito bem, a cirurgia foi um sucesso, realizada por uma equipe altamente capacitada, e com a disposição de todo aparato técnico preciso para o procedimento”, discorreu.

O diretor superintendente da Fundação PB Saúde, Daniel Beltrammi, declarou que o acontecimento marca a história da saúde da Paraíba. “Hoje a gente abre as portas para o futuro do transplante cardíaco do estado. Para que quando a família de um doador diga sim, nós possamos prontamente fazer a vida continuar para outro que mais precisa. Foi um trabalho longo e importante até chegarmos aqui, feito com alta competência da Central de Transplante, da Secretaria de Estado da Saúde, do time de cirurgia cardíaca e de cuidados do Hospital Metropolitano. Estamos celebrando este grande marco para a saúde”, ressaltou.


De Campina Grande, local de captação do órgão, a mãe doadora, Gorete Fernandes Viana, declarou que a doação fará sentir a perpetuidade do filho. “Sei que onde o coração dele estiver batendo, eu tenho a certeza de que eu vou sentir. Essa era uma vontade dele, e eu estou feliz por isso”, descreveu emocionada.

Hospital Metropolitano realiza primeiro transplante de coração em hospital público da Paraíba

“É o sim da família que faz com que tudo isso aconteça”, ressaltou o diretor do Metropolitano, Gilberto Teodozio. “Há anos sonhamos para que esse momento chegasse. Foi muita preparação das equipes, treinamentos, implantações de protocolos e estudos, ficamos felizes porque tudo transcorreu bem, e agora o paciente seguirá aos cuidados intensivos da equipe médica e multiprofissional”, acrescentou.

Habilitação para o transplante - O Hospital Metropolitano recebeu o credenciamento para realização do transplante cardíaco em junho de 2020. Desde então, foi implantado na unidade o Ambulatório de Transplante, para atendimento a pacientes candidatos ao procedimento. Além do transplante em adultos, o Metropolitano tornou-se o 5º hospital público do país habilitado para fazer transplante de coração pediátrico, agora as crianças paraibanas farão cirurgia no Hospital Metropolitano e não necessitarão mais realizar o transplante em Fortaleza ou Recife, como acontece, atualmente.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário