O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (14), durante o programa Conversa com o Governador, a publicação de edital do projeto Cooperar, por meio do programa PB Rural Sustentável, nesta terça-feira (15), contemplando cinco tipos de tecnologias sociais. São elas: produção de mel com abelha sem ferrão; criação de caprinos e ovinos em sistema agroflorestal; criação de frangos caipira; produção de palma forrageira adensada, resistente à cochonilha do carmim e implantação de sistema de geração de energia solar para pequena irrigação existente.
Nessas tecnologias serão investidos recursos superiores a R$ 26 milhões, beneficiando 222 municípios do estado. Com isso, o programa busca auxiliar os pequenos agricultores familiares para que eles mantenham uma atividade produtiva durante todo o ano, proporcionando uma melhor convivência nas estações de escassez de água.
“Estamos trabalhando basicamente com aquilo que chamamos de tecnologias sociais. Este é um programa muito importante, que tem um trabalho muito grande em desenvolvimento. Há muitas ações que vão desde sistemas a travessias em rios, as chamadas passagens molhadas, e tudo isso, sendo desenvolvido pelo Cooperar, por toda a Paraíba”, observou o governador.
Essas alternativas tecnológicas são consideradas de grande utilidade, usualmente adotadas pela agricultura familiar do Nordeste brasileiro. São voltadas para reduzir e manter uma atividade produtiva durante o ano, proporcionando, também, uma melhor convivência nas estações de escassez de recursos hídricos.
As Associações Comunitárias interessadas, que atendam aos requisitos estabelecidos, devem preencher o Formulário de Apresentação de Demandas 2b (Anexo A03) por meio eletrônico, por meio do site http://www.cooperar.pb.gov.br/downloads, onde também estarão disponíveis todas as instruções.
Em caso de dúvidas no preenchimento, as organizações contarão com orientações da Central de Atendimento – Tira dúvidas e das equipes do Cooperar nas Gerências Regionais e da parceira Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), através dos escritórios locais nos municípios.
Cooperar - O Projeto Cooperar, ao longo dos anos, vem acumulando uma considerável experiência no âmbito do desenvolvimento rural sustentável no Estado da Paraíba. Neste contexto, elaborou o programa PB Rural Sustentável com apoio do Banco Mundial, que tem entre suas ações um componente (Componente 2) voltado para proporcionar às famílias de pequenos produtores rurais, o acesso à Água e Redução da Vulnerabilidade Agroclimática.
O programa PB Rural Sustentável do Governo do Estado é executado pela Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e Projeto Cooperar, em parceria com o Banco Mundial.
Home
Governo da Paraíba
João Azevêdo anuncia edital do programa PB Rural Sustentável que contempla agricultores familiares
João Azevêdo anuncia edital do programa PB Rural Sustentável que contempla agricultores familiares
Redação
-
março 14, 2022
Editar Matéria
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
+ Lidas da Semana
-
Os servidores estaduais da Paraíba recebem nesta sexta-feira (13) a primeira parcela do 13° salário — essa antecipação, que contempla todos ...
-
O governador João Azevêdo anunciou, nesta terça-feira (8), o lançamento do edital do concurso público do Magistério, que será divulgado no D...
-
A Petrobras anunciou, na manhã desta segunda-feira (2), que vai reduzir o valor da gasolina vendido para as distribuidoras a partir desta te...
-
Na madrugada de quinta-feira, 12 de junho, um homem de cerca de 32 anos desferiu facadas nas costas da ex-namorada, uma mulher de mesma idad...
-
A Secretaria Municipal de Administração (Sead) decretou ponto facultativo no expediente dos dias 19 (Dia de Corpus Christi), 20 e 23 de junh...
Publicidade (83) 8835 1622
Anuncie 324 x 250
Publicidade (83) 8835 1622
Anuncie 324 x 250
Nenhum comentário
Postar um comentário