Últimas Notícias
Brasil

João Azevêdo anuncia edital do programa PB Rural Sustentável que contempla agricultores familiares

João Azevêdo anuncia edital do programa PB Rural Sustentável que contempla agricultores familiares

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (14), durante o programa Conversa com o Governador, a publicação de edital do projeto Cooperar, por meio do programa PB Rural Sustentável, nesta terça-feira (15), contemplando cinco tipos de tecnologias sociais. São elas: produção de mel com abelha sem ferrão; criação de caprinos e ovinos em sistema agroflorestal; criação de frangos caipira; produção de palma forrageira adensada, resistente à cochonilha do carmim e implantação de sistema de geração de energia solar para pequena irrigação existente.

Nessas tecnologias serão investidos recursos superiores a R$ 26 milhões, beneficiando 222 municípios do estado. Com isso, o programa busca auxiliar os pequenos agricultores familiares para que eles mantenham uma atividade produtiva durante todo o ano, proporcionando uma melhor convivência nas estações de escassez de água.

“Estamos trabalhando basicamente com aquilo que chamamos de tecnologias sociais. Este é um programa muito importante, que tem um trabalho muito grande em desenvolvimento. Há muitas ações que vão desde sistemas a travessias em rios, as chamadas passagens molhadas, e tudo isso, sendo desenvolvido pelo Cooperar, por toda a Paraíba”, observou o governador.

Essas alternativas tecnológicas são consideradas de grande utilidade, usualmente adotadas pela agricultura familiar do Nordeste brasileiro. São voltadas para reduzir e manter uma atividade produtiva durante o ano, proporcionando, também, uma melhor convivência nas estações de escassez de recursos hídricos.

As Associações Comunitárias interessadas, que atendam aos requisitos estabelecidos, devem preencher o Formulário de Apresentação de Demandas 2b (Anexo A03) por meio eletrônico, por meio do site http://www.cooperar.pb.gov.br/downloads, onde também estarão disponíveis todas as instruções.

Em caso de dúvidas no preenchimento, as organizações contarão com orientações da Central de Atendimento – Tira dúvidas e das equipes do Cooperar nas Gerências Regionais e da parceira Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), através dos escritórios locais nos municípios.

Cooperar - O Projeto Cooperar, ao longo dos anos, vem acumulando uma considerável experiência no âmbito do desenvolvimento rural sustentável no Estado da Paraíba. Neste contexto, elaborou o programa PB Rural Sustentável com apoio do Banco Mundial, que tem entre suas ações um componente (Componente 2) voltado para proporcionar às famílias de pequenos produtores rurais, o acesso à Água e Redução da Vulnerabilidade Agroclimática.

O programa PB Rural Sustentável do Governo do Estado é executado pela Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e Projeto Cooperar, em parceria com o Banco Mundial. 



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário