Últimas Notícias
Brasil

João Pessoa fica em 1º lugar no Ranking do Saneamento entre as capitais do Nordeste; Campina Grande 16º no país

João Pessoa fica em 1º lugar no Ranking do Saneamento entre as capitais do Nordeste; Campina Grande 16º no país

Estudo do Instituto Trata Brasil divulgado nesta terça-feira (22) para celebrar o Dia Mundial da Água mostra que a cidade de João Pessoa é a capital do Nordeste mais bem posicionada no Ranking do Saneamento 2022.

A nova edição do levantamento, que utiliza dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), destaca também Campina Grande, que aparece como o 2º município melhor colocado no ranking da região Nordeste e o 16º do país.

Para compor o ranking, o Instituto Trata Brasil considera várias informações fornecidas pelas operadoras de saneamento presentes em cada um dos municípios brasileiros. O levantamento analisa os indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do país, que concentram aproximadamente 40% da população brasileira.


O estudo divulgado mostra que os serviços prestados pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) garantem a João Pessoa e Campina Grande 100% de cobertura na área urbana no quesito distribuição de água tratada. Em termos de cobertura urbana de rede esgotamento sanitário, a capital paraibana atinge o índice de 79,81%, enquanto Campina Grande, 96,49%.

João Pessoa e Campina Grande também se destacam no indicador de perdas na distribuição de água captada, ficando ambas bem abaixo na média nacional, que é de cerca de 40%. Na Capital, o índice é 30,71%, enquanto em Campina Grande a marca chega a 28,33%.

“Esses números mostram que aqui na Paraíba estamos no caminho certo, trilhando de forma planejada a universalização dos serviços de água e esgotos em todas as regiões do Estado”, destacou o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves, nesta terça-feira, durante visita técnica à obra do ramal Curimataú do sistema adutor TransParaíba, ao lado do governador João Azevêdo, no município de Boqueirão.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário