Últimas Notícias
Brasil

Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba começa em abril

Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba começa em abril

Uma reunião entre a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e a Secretaria de Estado da Educação (SEE) definiu a realização dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba 2022. Pelo calendário, as primeiras regiões a sediarem as competições serão Sousa e Cajazeiras, no dia 18 de abril.

“Hoje foi um dia muito importante, pois foi dado um passo fundamental para a articulação visando a realização dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba. Aproveito o momento para reafirmar o compromisso do Governo do Estado com o segmento esportivo paraibano e, por isso, agradeço aos integrantes das gerências do desporto e paradesporto da Sejel, pelo empenho e dedicação”, frisou Rafaela Camaraense, secretária executiva de Juventude.

“Depois de dois anos, os Jogos Escolares e Paraescolares estarão de volta para fazer a alegria de cerca de 30 mil alunos das redes pública e privada da Paraíba, por meio de um trabalho do Governo do Estado. Serão movimentadas todas as 14 regiões e ainda a etapa estadual, com o objetivo tão somente de fomentar o esporte e o paradesporto nas escolas através da competição”, disse o professor José Hugo, coordenador geral dos Jogos.

Inscrições e calendário - As inscrições para os Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba foram abertas nesta quarta-feira (23), são gratuitas e estarão disponíveis até o dia 5 de abril. A escola interessada em participar deve enviar um ofício para cada regional de ensino solicitando a participação. As escolas pertencentes à Região Metropolitana de João Pessoa devem fazer a solicitação direto à Gerência do Desporto Físico da Sejel, que é localizada na Vila Olímpica Parahyba.


De acordo com o calendário, depois de Sousa e Cajazeiras, a partir do dia 25 de abril, serão realizadas as etapas das regiões de Catolé do Rocha e Pombal, enquanto no dia 2 de maio, as disputas acontecerão entre as escolas das regiões de Campina Grande e João Pessoa. Ainda em maio, no dia 9, as regiões que têm como sede Itaporanga e Monteiro; e dia 16, Cuité, Mamanguape e Guarabira.

A etapa estadual, que reunirá os campeões de cada regional, ocorrerá em João Pessoa em quatro períodos. De 3 a 5 de junho, acontecerão as disputas nas categorias de 15 a 17 anos das modalidades individuais paralelamente com os Jogos Paraescolares; e de 21 a 23 de junho, serão realizadas as modalidades coletivas. Na categoria de 12 a 14 anos, as modalidades individuais ocorrerão no período de 16 a 18 de agosto, e as coletivas, nos dias 23 e 24 do mesmo mês.

Na categoria de 15 a 17 anos, as escolas vencedoras na etapa estadual paraibana ganham o direito de representar a Paraíba na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que neste ano serão realizados no mês de setembro, em Aracaju (SE). Já os melhores da categoria de 12 a 14 anos garantem vaga nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), marcados para o Rio de Janeiro, em data ainda a ser confirmada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

Os paratletas paraibanos que se sagrarem campeões na etapa estadual da Paraíba disputarão uma seletiva em agosto, na cidade de Natal (RN) e, consequentemente, quem obtiver os índices classificam-se para as Paralimpíadas Escolares, agendadas para o mês de novembro em São Paulo, que é um evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário