Últimas Notícias
Brasil

Pré-cadastro do Opera João Pessoa atende 300 pessoas em Cruz das Armas

Pré-cadastro do Opera João Pessoa atende 300 pessoas em Cruz das Armas

Seguindo a programação do programa Opera João Pessoa, a Prefeitura realizou, neste sábado (19), mais uma ação de pré-cadastro dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam a realização de cirurgias eletivas. Na Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada de Cruz das Armas foram atendidas 300 pessoas, com isso o programa chega ao número de 1.500 pessoas atendidas nesta primeira etapa.

“Esse número de pessoas atendidas só confirma o que a gente entendia, que existia uma demanda reprimida importante, essa demanda reprimida muita responsabilizada pela pandemia, mas não só por isso como atrasos de gestões anteriores que não deram atenção devida aos procedimentos eletivos, e esse quantitativo só nos dá força e ânimo para resolver a situação e que possamos, o quanto antes, zerar essa fila”, comentou o  secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira.

A ação deste sábado faz parte da primeira etapa do programa que consiste na ida das equipes da Diretoria de Regulação aos bairros mais populosos para um recadastramento dos usuários que aguardam por cirurgias eletivas. A atividade é uma junção dos programas Regulação Itinerante e Opera João Pessoa.


Dentro do Opera JP, deverão ser realizadas cirurgias de diversas especialidades tanto nas unidades hospitalares administradas pela Prefeitura de João Pessoa, quanto nos hospitais conveniados com a Rede Pública Municipal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). As áreas com maiores demandas são cirurgia geral, ginecologia, otorrinolaringologia, urologia, cirurgia vascular e proctologia. Neste primeiro momento não estão sendo atendidos os usuários que aguardam por cirurgias eletivas ortopédicas, uma vez que o Opera JP vai seguir um fluxo diferenciado para atendimento a esse público.

Pré-cadastro do Opera João Pessoa atende 300 pessoas em Cruz das Armas

“Com esse pré-cadastro estamos identificando e atualizando nossa relação de todos que precisam de cirurgias eletivas, não importa se aguarda há anos ou há dias, a partir disso conseguiremos planejar junto aos hospitais e a ordem de atendimento para realizar a cirurgia desses pacientes. É sempre importante destacar que com esse recadastramento estamos avaliando as prioridades para as cirurgias de acordo com o quadro clínico de cada paciente”, explicou a diretora de Regulação da SMS, Ana Giovana Medeiros.

Opera João Pessoa – O programa surgiu da necessidade de ampliação da oferta aos serviços de cirurgias eletivas, baseado na identificação da demanda reprimida por causa da pandemia da Covid-19, e redução de filas de espera por esses procedimentos médicos.

A próxima ação de pré-cadastro acontecerá no dia 23/03 (quarta-feira), das 13h às 16h, na USF Mudança de Vida, localizada no bairro Gervásio Maia.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário