Últimas Notícias
Brasil

SEST SENAT assina acordo para qualificar mulheres para trabalhar no setor de transporte

SEST SENAT assina acordo para qualificar mulheres para trabalhar no setor de transporte

No dia em que se celebrou o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o SEST SENAT assinou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A cerimônia de assinatura ocorreu na sede do ministério. O projeto Qualifica Mulher para o Transporte tem o objetivo de aumentar a capacidade de empregabilidade das mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social, por meio da educação profissional e empreendedorismo, com vistas à sua inserção no mundo do trabalho, no setor de transporte, com a finalidade de promover sua autonomia econômica.

A meta é impactar mais de 5.000 mulheres com conhecimentos básicos de empregabilidade e empreendedorismo, aplicáveis ao segmento do transporte. “No transporte, um setor historicamente demarcado pela intensa presença masculina, as mulheres representam ainda 17% da mão de obra. Esse quadro, porém, vem se alterando de maneira consistente nos últimos anos. Já é comum nos depararmos com mulheres em boleias dos caminhões, em cabines de ônibus, no cockpit dos aviões e no comando de navios e trens. Estou certa de que, com o respaldo do governo federal, alcançaremos resultados expressivos e contribuiremos para aumentar a presença feminina no setor de transporte e, por extensão, garantir renda e dignidade a milhares de brasileiras”, afirmou Nicole Goulart, diretora executiva nacional do SEST SENAT.

O Programa será dividido em três fases, com duração de 98 horas-aula. A primeira fase é formada por palestras online, com os temas “Mulher do Transporte, SIM! E daí?” e “Oportunidades para mulheres no segmento de transporte”. Ao final, as participantes receberão certificado de participação. A segunda fase do acordo traz um curso na modalidade a distância sobre Empregabilidade e Inserção de Mulheres no Segmento de Transporte, com carga horária de 30 horas-aula.

Na terceira fase será ofertado curso prático presencial dentro do projeto Escola de Motoristas – Escola de Motoristas Profissionais: Capacitação e Atualização de Condutoras Habilitadas na Categoria D. Serão oferecidas até 90 vagas, nas unidades do SEST SENAT de Brasília (DF), Guarulhos (SP), Campinas (SP), Vale do Aço (MG), Salvador (BA) e Londrina (PR).

“Hoje é um dia muito importante e histórico para o governo. Este acordo de cooperação técnica vai estimular o empreendedorismo e a capacitação pois muitas mulheres que estão no ciclo de violência doméstica estão com agressor porque dependem dele. As mulheres vão passar por curso de capacitação e depois vão ter dinheiro para empreender e ter seu próprio negócio. É assim que a gente tira a mulher do ciclo de violência, dando a ela autonomia financeira”, afirmou a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

Na assinatura do acordo, a ministra Damares Alves foi representada por Cristiane Brito, secretária Nacional de Políticas para as Mulheres.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário