Últimas Notícias
Brasil

João Azevêdo recebe paraibana que fugiu da Ucrânia e reafirma apoio do Governo do Estado

João Azevêdo recebe paraibana que fugiu da Ucrânia e reafirma apoio do Governo do Estado

O governador João Azevêdo recebeu, na manhã desta terça-feira (12), na Granja Santana, em João Pessoa, a paraibana Silvana Pilipenko, que chegou ao Brasil no último domingo (10) fugindo da guerra na Ucrânia. Durante o encontro, o chefe do Executivo estadual expressou satisfação pela integridade da artesã e reafirmou que o Estado fará o que for possível para melhorar as condições de vida dela, do marido e da sogra, de 87 anos, na Paraíba.

"Fico muito feliz que, ao final, tudo tenha dado certo. O importante é proteger a vida. Graças a Deus, hoje você está de volta", afirmou João Azevêdo.

Ao acompanhar atentamente detalhes do sofrimento passado por Silvana, o marido e a sogra enquanto fugiam da Ucrânia, o chefe do Executivo estadual comentou: "O mundo acompanha estarrecido essa guerra, pois os motivos não estão ainda muito claros", disse, colocando à disposição da família todo o apoio institucional, a exemplo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e da Secretaria de Representação da Paraíba (Seri).


O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, ressaltou a participação da pasta no suporte à Silvana e à família dela. "Por determinação do governador João Azevêdo, estamos prontos para ajudá-la no que for preciso, fazendo as inserções nos serviços públicos, além de toda a retaguarda nas questões materiais e que são de necessidade imediata", disse.

João Azevêdo recebe paraibana que fugiu da Ucrânia e reafirma apoio do Governo do Estado

Por sua vez, o secretário executivo da Secretaria de Representação da Paraíba, Adauto Fernandes, disse que a vinda de Silvana à Paraíba é o coroamento de um trabalho que começou há cerca de 45 dias e que tinha o objetivo de repatriar outros paraibanos. "Desde o primeiro momento que identificamos que havia paraibanos na Ucrânia, o governador João Azevêdo determinou que a Secretaria de Representação acompanhasse e ajudasse no que fosse preciso. De fevereiro de 2020 a fevereiro deste ano, identificamos que 16 paraibanos entraram na Ucrânia. Diante da guerra, entramos em contato um a um", contou, destacando que alguns não demonstraram interesse de voltar, já que estão abrigados em países próximos, enquanto outros se encontram em processo de repatriação.

João Azevêdo recebe paraibana que fugiu da Ucrânia e reafirma apoio do Governo do Estado

A artesã Silvana Pilipenko ficou 26 dias sem contato com a família, que manteve reuniões com a embaixada da Ucrânia no Brasil e do Brasil na Ucrânia. A artesã, casada com o ucraniano Vasyl Pilipenko, foi localizada em uma residência sem serviço de telefonia e internet, fatores que a impediam de entrar em contato com os parentes.

"Foram momentos muito difíceis e, de coração, quero agradecer ao Governo da Paraíba pelos esforços, à embaixada do Brasil na Ucrânia e também à embaixada da Ucrânia no Brasil, além de toda uma rede de solidariedade que recebi de todo mundo", finalizou Silvana Pilipenko.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário