Últimas Notícias
Brasil

João Azevêdo homenageia enfermeiros e destaca investimentos na área da saúde

João Azevêdo homenageia enfermeiros e destaca investimentos na área da saúde

O governador João Azevêdo participou da abertura da Semana da Enfermagem realizada no Hospital Clementino Fraga, nesta quinta-feira (12), em João Pessoa, em homenagem ao Dia do Enfermeiro. Durante a solenidade, o governador destacou o empenho dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia e os investimentos realizados na área de saúde no estado.

Além de ser referência para doenças infectocontagiosas e abrigar o primeiro Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais da Paraíba (Ambulatório TT/PB), a unidade de saúde foi uma das primeiras implantadas no estado para os cuidados de paciente com covid-19. Na ocasião, João Azevêdo ressaltou o empenho dos profissionais que ali trabalham, bem como nas demais unidades no momento mais difícil da saúde mundial, dos últimos dois anos.

"Hoje os hospitais estão muito mais preparados para enfrentar o dia a dia, após a forma como enfrentamos a pandemia. Só pudemos passar por esse período por conta do time inteiro que tivemos na saúde, pelos profissionais essenciais como os enfermeiros, que estiveram no cuidado integral destes pacientes. Seria impossível vencer uma pandemia sem que cada um desempenhasse a sua função. Eu tenho certeza absoluta que esses últimos anos que vivemos ficarão marcados na memória de todos nós", ressaltou.

João Azevêdo homenageia enfermeiros e destaca investimentos na área da saúde

Na ocasião, o gestor do executivo estadual, entregou uma homenagem simbólica do hospital a ex-paciente da ala covid-19, Albanisa Duarte, que sofreu com a forma mais agravada da doença. "Nessa oportunidade eu gostaria de agradecer a Deus e a todo mundo que está aqui presente. Queria dizer que foi tudo muito difícil, mas os enfermeiros daqui foram muito cuidadosos. Foi tudo muito lento, muito complicado, mas só foi possível devido ao apoio da equipe daqui. Muito obrigada!", declarou Albanisa.

Ainda na solenidade, o governador João Azevêdo anunciou que será realizada uma reforma no Hospital Clementino Fraga, para que a unidade possa oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais e de atendimento para a população que depende do serviço. São realizados em média mais de 10 mil atendimentos por mês na unidade de saúde, entre consultas ambulatoriais e atendimento especializado.

"Estamos modernizando, dando automação à nossa rede saúde. Em breve, implantaremos o prontuário eletrônico, onde o médico poderá acessar todo o histórico do paciente independente do município. Esta é uma das ações de investimentos que temos para executar com recursos próprios e com mais R$ 51 milhões do Projeto Amar, que prevê ainda a reforma e ampliação de unidades, renovação do parque tecnológico e a informatização da saúde", reforçou.

João Azevêdo homenageia enfermeiros e destaca investimentos na área da saúde

O governador João Azevêdo aproveitou a ocasião para abordar a conquista dos direitos trabalhistas dos profissionais em saúde com o fim dos codificados na área, com a formalização de contratos dos profissionais. Um dos contratos celebrados foi o da técnica de enfermagem Adriana Gomes Salvador Alves, que atua na unidade há quase 8 anos, sendo 7 deles como codificada. "Todo mundo aqui esperava há anos e anos essa matrícula, sempre tinha a promessa, mas nunca chegava o dia. Quando a gente era codificado não tinha direito a nada e com a matrícula a gente tem direitos iguais a todo trabalhador de carteira assinada, mudou para melhor", comemorou a técnica de enfermagem.

Ao fim da celebração, o governador destacou ainda que os avanços nas áreas da saúde, assistência social e educação só foram possíveis devido a uma boa gestão que, mesmo com a pandemia, implantou programas que beneficiam de forma direta à população. "Lançamos um programa alimentar que vai atingir mais um milhão e 300 mil refeições por dia e esta é a missão que um governo tem, que é cuidar da sua população, o que só foi possível porque tivemos uma gestão eficiente, competente, com um time inteiro de profissionais dedicados a cuidar da Paraíba", finalizou.

Durante o evento estiveram presentes os deputados estaduais João Gonçalves, Hervásio Bezerra e Ricardo Barbosa; o chefe de gabinete do Estado, Ronaldo Guerra, o secretário de Representação Institucional, Adauto Fernandes, e a secretária executiva de Saúde, Lívia Borralho.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário