Últimas Notícias
Brasil

João Azevêdo discute novas ações do PB Rural Sustentável com representantes do Banco Mundial

João Azevêdo discute novas ações do PB Rural Sustentável com representantes do Banco Mundial

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta segunda-feira (6), em João Pessoa, com representantes do Banco Mundial, ocasião em que foi discutido o Plano de Ação do Programa PB Rural Sustentável, desenvolvido pelo projeto Cooperar, para os próximos meses na Paraíba.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual destacou os investimentos da gestão para contemplar a agricultura familiar. “Nós temos um governo de inclusão e que vê a agricultura familiar não como um meio de subsistência, mas como fonte de geração de emprego e renda para que as famílias do campo possam progredir e alcançar seus sonhos. Por isso, realizamos a aquisição de alimentos da agricultura familiar, incentivamos a cadeia do queijo, subsidiamos os produtores de leite, investimos em passagens molhadas, cisternas e dessalinizadores, dentre outras ações para que a riqueza gerada no estado seja dividida com todos”, frisou.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Bivar Sousa Duda, destacou a integração de órgãos da gestão estadual para fomentar as políticas públicas destinadas aos pequenos produtores rurais. “Nós trabalhamos em conjunto em várias ações com o projeto Cooperar e vamos avançar com os arranjos produtivos locais da mandiocultura, algodão, cajucultura, fortalecendo diversos trabalhos que já estão sendo executados e prestar toda assistência ao homem e à mulher do campo”, disse.

O coordenador do projeto Cooperar, Omar Gama, afirmou que, até o fim do ano, serão mais de R$ 100 milhões investidos na agricultura familiar por meio do PB Rural Sustentável. “Nós temos projeto para o abastecimento de água, cisternas, tecnologias sociais e energia solar para pequenas irrigações, além das passagens molhadas e alianças produtivas. Na última semana, estivemos viajando com a equipe do banco pelo interior do estado, onde percorremos os municípios de Baía da Traição, Alagoa Grande, Bananeiras, Sumé, Cabaceiras, Boqueirão e Campina Grande para mostrar o que está sendo feito e temos um plano ambicioso até o fim do ano porque estamos contratando mais passagens molhadas, dessalinizadores e cisternas, destacando que somos o estado do país com o maior programa de cisternas”, comentou.

Por sua vez, o novo gerente do Banco Mundial para o PB Rural Sustentável, Leonardo Bichara, falou das expectativas para a continuidade do programa no estado. “Nós tivemos hoje uma reunião muito produtiva com o governador e secretários e nossa perspectiva é muito positiva porque o projeto tem trabalhado muito em função das metas para os sistemas de abastecimento de água, passagens molhadas, dessalinizadores, cisternas e tudo isso vai avançar bastante até o fim do ano. O Cooperar terá um futuro brilhante e estamos muito otimistas em relação aos próximos meses”, declarou.

João Azevêdo discute novas ações do PB Rural Sustentável com representantes do Banco Mundial

Também estiveram presentes à reunião, o gerente do Banco Mundial, Hans Jasen, e a secretária executiva da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Juliana Dantas.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário