Últimas Notícias
Brasil

Programa Opera Paraíba nos Bairros realiza atendimentos no Valentina neste final de semana

Programa Opera Paraíba nos Bairros realiza atendimentos no Valentina neste final de semana

O Programa Opera Paraíba nos Bairros realiza, neste sábado (23) e domingo (24), ações de saúde na Escola Estadual Professor Celestin Malzac, localizada no bairro do Valentina de Figueiredo, em João Pessoa. O trabalho está acontecendo em parceria com o programa Opera João Pessoa, da Secretaria Municipal de Saúde, e já passou pelos bairros de Mangabeira e Cristo Redentor, totalizando quase seis mil atendimentos e 59 cirurgias realizadas.

A caravana do Opera Paraíba nos Bairros está oferecendo consultas nas especialidades de cardiologia, ortopedia, cirurgia geral, oftalmologia e vascular, e ainda exames de mamografia, ultrassonografia, raio-x, ecocardiograma, eletrocardiograma e exames laboratoriais. Para participar, os interessados precisam apenas apresentar um documento pessoal com foto e o cartão do SUS.

O coordenador do programa Opera Paraíba, Adilson Júnior, explicou que trazer o programa que já existe há algum tempo aos bairros é de extrema importância. “A caravana está vindo aos bairros para trazer saúde pública de qualidade aos pacientes que ainda não conheciam o programa. As pessoas, no mesmo dia, passam pelo médico, fazem os exames necessários, e os que precisam já saem com a cirurgia marcada”, comentou.

O diretor-geral do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, um dos hospitais participantes do programa, Laecio Bragante, avaliou o Opera Paraíba como um serviço de excelência. “A cada final de semana estamos nos aperfeiçoando no trabalho e organização do evento. Observamos o que pode ser melhorado e fazemos as mudanças, pois queremos que o usuário volte para casa com o seu problema resolvido, sua cirurgia marcada e seu exame na mão”, observou.

O médico clínico Matheus Agra disse que o programa Opera Paraíba é um projeto diferenciado que visa acabar com as filas para realização de cirurgias. “O atendimento à população está sendo muito gratificante, pois encontramos casos de pessoas que há muito tempo esperavam por um procedimento, mas não conseguiam, e poder observar esse mesmo paciente saindo do local já com a data da cirurgia marcada é um triunfo para nós que fazemos parte da área da saúde”, ressaltou.

Programa Opera Paraíba nos Bairros realiza atendimentos no Valentina neste final de semana

A autônoma Alzeni Gonçalves, 67 anos, conseguiu sair do atendimento com a previsão da cirurgia que esperava há algum tempo. “Estou precisando há muito tempo de uma cirurgia no joelho esquerdo, mas não tinha condições de fazer de forma particular, bem como não consegui pelos órgãos públicos. Por isso, quando soube que hoje tinha esse atendimento no bairro que eu moro logo busquei ajuda. Saio daqui já com meu risco cirúrgico em mãos e a certeza que em breve estarei operada”, comentou.

A médica Louise Nathalie Queiroga, que já vem há dois finais de semana trabalhando no programa, relatou que gosta de observar a alegria das pessoas ao serem atendidas, quando escuta as histórias da população, “pois essa proximidade é muito gratificante para nós que estamos na escuta e de uma certa forma podemos sanar esse problema”.

Opera nos bairros - O programa Opera Paraíba nos Bairros já passou por sete localidades em Campina Grande e soma 20 mil atendimentos. Nesta semana, o programa esteve de segunda-feira (18) até esta sexta-feira (22) levando ações de saúde para os bairros do Cruzeiro, Cuités e Glória, em Campina Grande. Durante os cinco dias foram registrados 8.583 atendimentos. 



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário