O embaixador do Brasil em Santiago foi convocado nesta segunda-feira (29) para uma consulta acerca de declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o chefe do Executivo chileno, Gabriel Boric.
Bolsonaro acusou Boric de "queimar o metrô" nos protestos de 2019. A fala foi feita durante o debate dos candidatos à Presidência da República no domingo (28).
Em resposta diplomática, o Chile convidou o embaixador brasileiro em Santiago, Paulo Roberto Soares Pacheco, para prestar esclarecimentos acerca da declaração.
"Em nome do governo do Chile, quero fazer uma declaração sobre as afirmações que o presidente Jair Bolsonaro, do Brasil, fez ontem em um debate eleitoral, em que acusou diretamente o presidente Gabriel Boric de ter posto fogo no metrô. Consideramos essas acusações gravíssimas. Obviamente são absolutamente falsas, e lamentamos que em um contexto eleitoral as relações bilaterais sejam aproveitadas e polarizadas por meio da desinformação e das notícias falsas", declarou a chanceler chilena, Antonia Urrejola, hoje (29), segundo o jornal O Globo.
Em março, Boric afirmou que ele e Bolsonaro pensam "muito diferente" e declarou seu apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder na disputa presidencial.
O Ministério das Relações Exteriores do Chile emitiu uma nota logo em seguida, classificando as declarações de Bolsonaro de "inaceitáveis".
"Apesar das declarações infelizes, o governo do Chile manifesta sua convicção de que o nosso país e o Brasil têm não apenas uma história comum, mas também enormes desafios para enfrentarem de maneira colaborativa, razão pela qual se espera continuar a fortalecer os permanentes vínculos de amizade e cooperação entre nossos países", afirma o texto.
Procurado pela Sputnik Brasil nesta segunda-feira (29), o Ministério das Relações Exteriores brasileiro ainda não se manifestou.
Por Sputnik
Tensão diplomática: Chile convoca embaixador do Brasil após ataque de Bolsonaro a Boric
Redação
-
agosto 29, 2022
Editar Matéria
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
+ Lidas da Semana
-
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que bancos ou instituições financeiras podem retomar um imóvel, em caso de não pagament...
-
O pagamento do funcionalismo público estadual referente ao mês de agosto será efetuado na próxima quinta-feira (29) e sexta-feira (30). No p...
-
Após ser presa na manhã desta quarta-feira (4), em Recife, durante a Operação Integration, a influenciadora e advogada Deolane Bezerra escre...
-
A Starlink, empresa de Elon Musk, anunciou em rede social nesta terça-feira (3) que irá cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ...
-
O juiz Adilson Fabrício, da 1ª Zona Eleitoral de João Pessoa, determinou que seja retirado imediatamente do ar a propaganda no guia eleitora...
Publicidade (83) 8835 1622
Anuncie 324 x 250
Publicidade (83) 8835 1622
Anuncie 324 x 250
Nenhum comentário
Postar um comentário