Últimas Notícias
Brasil

Ação de retirada de documentos marca início da programação do mês da Visibilidade Trans na Paraíba

Ação de retirada de documentos marca início da programação do mês da Visibilidade Trans na Paraíba

Uma programação especial para marcar o Dia da Visibilidade Trans teve início nessa terça-feira (11), em João Pessoa, no Espaço LGTB Pedrinho - serviço de referência do Governo do Estado para atendimento à população LGBTQIAPN+. A ação “Meu RG, Minha Cidadania", promovida pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, garantiu a retirada gratuita da documentação básica com atendimento prioritário para pessoas travestis e transexuais.

De acordo com a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, as atividades que acontecerão simultaneamente nos serviços da Capital e Campina Grande, vão até o dia 31 de janeiro. “Nossa programação nos Espaços LGBTs de João Pessoa e Campina Grande e na Casa de Acolhida Cris Nagô foca em questões básicas de garantia de direitos como acesso ao documento de identidade e carteira de trabalho com retificação de nome, mutirão de assessoramento jurídico para pessoas travestis e transexuais que desejam iniciar a retificação de prenome e gênero até as atividades culturais, com a peça teatral Gisberta, que trata da experiência da transexualidade, do enfrentamento da transfobia e o preconceito na família”, afirma Lídia Moura.

Segundo Lídia Moura, a transfobia se refere às formas específicas de violação e discriminação com travestis e transexuais. “Nossa programação foi construída a partir da demanda do atendimento aos usuários e usuárias dos Espaços LGBTs e da experiência acumulada aos longos desses quatro anos”, disse Lídia Moura.

Ação de retirada de documentos marca início da programação do mês da Visibilidade Trans na Paraíba

Para a gerente executiva de Direitos Sexuais e de LGBT, Luiz Fernando de Araújo, o Dia da Visibilidade Trans é uma data que marca a trajetória de luta desse segmento da sociedade. “Esse é um momento para reivindicar direitos, cidadania e respeito. Também é nessa data que o movimento LGBT e de travestis e transexuais organizados realizam atividades que dão visibilidade e buscam pautar políticas públicas para atender especificidades”, declarou.

O destaque da programação é para a estreia da peça teatral “Gisberta - Basta um nome para lembrarmos de um ódio”, dirigido por Misael Batista e com produção da Associação de Pessoas Travestis, Transexuais e Transfeministas (ASPTTrans). A peça narra a história de Gisberta, brasileira vítima de transfobia em 2006, assassinada na cidade do Porto, em Portugal. A estreia será no Teatro Ednaldo do Egypto, no bairro de Manaíra, de 27 a 29, a partir das 20h, com a atriz Letícia Rodrigues.


MÊS DA VISIBILIDADE TRANS


ESPAÇO LGBT PEDRINHO

DATA/ HORA/LOCAL


AÇÃO


11/01/2023

09:00h-11:00h

Espaço LGBT+ Pedrinho

"Meu RG, Minha Cidadania" – Ação gratuita de retirada da documentação básica com atendimento prioritário para pessoas travestis e transexuais.


18/01/2023

14:00h-16:00h

Espaço LGBT+ Pedrinho

"Mutirão do CadÚnico" – Ação de inserção e atualização do CadÚnico para acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade a programas, projetos e serviços da assistência social.


26/01/2023

08:00h-16:00h

Espaço LGBT+ Pedrinho

“Plantão Jurídico para retificação de nome e gênero" – Mutirão de assessoramento jurídico para pessoas travestis e transexuais que desejam iniciar a retificação de prenome e gênero. 


31/01/2023

08:00h-12:00h

Local indefinido

"TRANS-formação continuada – formação sobre as diferenças em gêneros e sexualidades para os/as profissionais das unidades Programa RUARTES, CENTROS POP I E II do município de João Pessoa".


28/01/2023

09:00h-13:00h

Local indefinido

"TRANS-formação continuada – formação sobre as diferenças em gêneros e sexualidades para todos/as os/as profissionais dos Serviços de Acolhimento do município de João Pessoa".


27, 28 e 29/2023

20h

Teatro Ednaldo do Egypto

Gratuito para pessoas travestis e transexuais

Estreia da peça teatral “Gisberta - Basta um nome para lembrarmos de um ódio”, dirigido por Misael Batista e com produção da Associação de Pessoas Travestis, Transexuais e Transfeministas.


 ESPAÇO LGBT LUCIANO BEZERRA


DATA/ HORA/LOCAL

AÇÃO


25/01/2023

Início: 9:00h

Cineteatro São José


- Abertura da semana da Visibilidade Trans em Campina Grande:

- Apresentação artística “Morgana Sky”


-Mesa de abertura: Políticas públicas para população trans, cuidando em rede. (Laura Brasil - CERLGBT CG; Nicole Cavalcanti - Ambulatório TT; Poliana - CTA/SAE)

- Feira de serviços: Cadastramentos, testagens e orientações unindo CERLGBT, Ambulatório, SAE - CTA


26/01/2023

Mutirão de serviços: 9:00h

Oficinas: 14:00h

Apresentação Cultural: 18:00h


Cineteatro São José


- Mutirão de retificação de nome e gênero para pessoas trans (cartórios de registro civil, casa da cidadania)

- Oficinas profissionalizantes e conhecimento geral (automaquiagem - Marina Barcellos; stiletto - Eilly Lira; saúde bucal - Cristina Martim)

- Apresentação cultural “Gisberta” / Exibição de curta “Bixa Travesty, de Linn da Quebrada”


27/01/2023

Oficina: 14:00h

Solenidade: 18:00h

Cultural: 18:45h


Cineteatro São José


- Oficinas culturais “Balroom” - Dorot Ruannne

- Solenidade de encerramento


Apresentação artística “VivaBall” Campina Grande: encontro artístico e cultural com a presença de personalidades da Cena Ballroom paraibana, DJ e desfile


 CASA CRIS NAGÔ


DATA/ HORA/LOCAL

AÇÃO


06/01/2023

14:30h

Casa Cris Nagô

Dra. Luciana Alcântara - roda de diálogo sobre saúde bucal.


13/01/2023

16h

Casa Cris Nagô

Cinema - Exibição do filme/documentário “Becoming Chaz”, seguido de debate sobre a temática do documentário


20/01/2023

15h

Casa Cris Nagô

Com o objetivo de trabalhar a autoestima, a autoimagem e a representatividade, oficina de reflexão sobre grandes personalidades e referências trans mundiais e nacionais. com o Gerente Operacional LGBT, Samuel Barreto.


27/01/2023

Tarde- 14h

Teatro Ednaldo do Egyto

Com o objetivo de promover acesso à cultura, as pessoas em acolhimento vão conhecer o Teatro Ednaldo do Egypto com objetivo de ver a peça “Gisberta”.


29/01/2023

19h

Casa Cris Nagô

Encontro artístico e cultural com a presença da Cena Ballroom, DJ, desfile e personalidades trans paraibanas. 



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário