O assunto foi um dos abordados em palestra promovida pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis na tarde de ontem (quinta-feira) para presidentes e diretores de 27 Creci’s do país e conselheiros federais no auditório do Girassol Plaza Hotel, na cidade de Palmas, no estado de Tocantins.
Ela foi proferida pelo economista José Carneiro, que tratou sobre o convênio firmado com a Confederação Nacional de Notários e Registradores, que otimizou a disponibilização das duas funcionalidades do SGR previstas em Resolução - que são muitas - a exemplo de registros de todos os documentos de interesse da fiscalização funcional, contratos previstos em lei, como de corretagem, de aluguel, de fiança e ainda compromisso de compra e venda, aviso de negócio e aviso de visita.
Reconhecimento com selo da CNR
“Além disso, há a possibilidade de registrar outros instrumentos particulares que são de direito e envolve certos protocolos que estão em acerto entre o Cofeci e a CNR, quanto à tramitação de documentação para cartórios extrajudiciais. Na próxima sexta-feira (20), restará cumprido o prazo para conclusão do projeto-piloto e na sequência entrará o modo operacional, que proporcionará a evolução dos modos de fiscalização para que os agentes fiscais exerçam o seu trabalho com mais comodidade, agilidade e conforto e o banco de negócios imobiliários”, destacou José Carneiro.
Pela parceria, a contrapartida da Confederação Nacional de Notários e Registradores é o reconhecimento das instâncias administrativas para mitigação de conflito, que é aquela situação em que o corretor de imóveis leva uma situação para o cartório e isso gera algum desconforto ou desconfiança para o tabelião ou para o registrador.
Agilidade
Carneiro acrescentou que, com isso, ao invés de ficar naquele “empurra-empurra”, os tabeliães e registradores passam a ter um mecanismo para acionar diretamente a fiscalização profissional para que ela verifique o que está acontecendo e se há ou não algum problema.
“E do lado do corretor, ele também pode recorrer à CNR, caso haja algum problema no cartório”, acrescentou, lembrando que também se disciplinará processos como protestos eletrônicos e encaminhamento das escrituras para as circunscrições apropriadas.
Todas as orientações foram atentamente acompanhadas e assimiladas pela representação do Creci-PB, composta pelos diretores Ubirajara Marques (presidente), Lamarck Leitão (1º vice-presidente), Garibaldi Porto (2º vice-presidente), Josemar Nóbrega (2º secretário), Flávio Gameiro (1º tesoureiro) e Carla Bezerra Cavalcanti (2ª tesoureira), pelos conselheiros federais Fabiano Cabral e Edson Medeiros e pelo ouvidor Carlos Chagas.
A palestra foi antecedida por uma exposição sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), feita pelo advogado Torben Maia, cujo escritório foi contratado pelo Cofeci mediante processo licitatório, para orientação ao Sistema.
Home
Mercado Imobiliário
Funcionalidades do Sistema de Governança e Registro do Cofeci estarão disponíveis na próxima semana
Funcionalidades do Sistema de Governança e Registro do Cofeci estarão disponíveis na próxima semana
Redação
-
agosto 11, 2023
Editar Matéria
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
+ Lidas da Semana
-
A Polícia Federal identificou como sendo um estudante de 19 anos, matriculado no curso de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB...
-
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu a pacificação nacional para enfrentar a radicalização política ...
-
O governador João Azevêdo anunciou, nesta terça-feira (8), o lançamento do edital do concurso público do Magistério, que será divulgado no D...
-
O Diário Oficial do Município desta sexta-feira (11) trará a nomeação de mais seis auxiliares para compor o primeiro escalão da equipe na no...
-
A primeira parcela do 13º salário de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ser...
Publicidade (83) 8835 1622
Anuncie 324 x 250
Publicidade (83) 8835 1622
Anuncie 324 x 250
Nenhum comentário
Postar um comentário