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Governo da Paraíba inicia avaliação de mais de 100 mil alunos do ensino fundamental de escolas estaduais

Governo da Paraíba inicia avaliação de mais de 100 mil alunos do ensino fundamental de escolas estaduais

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), iniciou nesta segunda-feira (6) a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (Siave): a avaliação para mais de 100 mil estudantes em mais de 1.700 escolas estaduais dos 223 municípios paraibanos. O público-alvo das avaliações é composto por estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. O foco principal do diagnóstico é identificar os desafios enfrentados pelos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A intenção é aprofundar o entendimento do nível acadêmico dos alunos nesses componentes curriculares. O processo de avaliação segue ao longo da semana, concluindo na sexta-feira (20).

Instituído pela SEE no mês de agosto, o Siave é segmentado em três momentos distintos. Em agosto, ocorreu a avaliação formativa, com o propósito de identificar o estágio de aprendizado das habilidades dos estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Durante o ano, os estudantes do 2º ano também passam por avaliações de fluência leitora, realizadas em três momentos diferentes. Agora, os estudantes estão realizando a avaliação somativa, que foca na consolidação do conhecimento.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmã Severina Cavalcante Souto, localizada no Centro de João Pessoa, está aplicando a avaliação para cerca de 100 estudantes. A coordenadora da aplicação do Siave na escola, a professora Valdira Nóbrega, explica que o momento é muito importante para a educação. “Vamos saber em que parte do processo nós estamos acertando com os nossos alunos e trabalhar conjuntamente a correção das falhas que possam existir. Estamos em um cenário pós-pandemia no qual todos ficaram preocupados com a possibilidade de existir um déficit, então isso vem para corrigirmos, para melhorarmos nossa educação”, diz a coordenadora.

Aluno do 5º ano da EEEF Irmã Severina Cavalcante Souto, Darcksom Arthur passou pela avaliação na tarde desta sexta-feira. O estudante conta que achou a prova “nem fácil, nem difícil”, mas que tem ciência de que isso vai ajudar no seu futuro. “Nosso professor explicou que vai ser importante para o futuro de todos nós, então estamos bem empolgados”, destaca.

A avaliação somativa, além de fornecer um panorama detalhado sobre o aprendizado dos alunos, fornece dados que auxiliam no planejamento de futuras ações educacionais. Essas informações são essenciais para o planejamento de formação e acompanhamento tanto da rede estadual quanto dos municípios. Elas também servem de preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

De acordo com o coordenador do Sistema de Avaliação, Herbert Gomes, com base nos resultados dessa avaliação, será também distribuído o percentual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) destinado aos municípios, conforme a Lei n° 12.373/2022, que considera progresso da aprendizagem em cada cidade para determinar parte do valor que é repassado. Além disso, dentro do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba, que visa a formação de professores, entrega de materiais didáticos e incentivo às melhores práticas educacionais para garantir a alfabetização na idade correta, as 100 escolas com os melhores desempenhos serão premiadas, enquanto as 100 com menores índices recebem também apoio financeiro e pedagógico. “O Siave não apenas monitora o progresso educacional dos estudantes, mas também alimenta políticas públicas, fornecendo informações cruciais para formação, monitoramento, aquisição de materiais e distribuição de recursos”, explica.

Siave – Instituído neste ano de 2023 pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, o sistema irá se transformar em um instrumento que apoia a construção contínua de um ensino de qualidade para todos os estudantes paraibanos, de forma a torná-los cidadãos plenos, assim como criar uma cultura de acompanhamento permanente dos dados educacionais, como subsídio para a melhoria da aprendizagem dos estudantes.



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