Últimas Notícias
Brasil

Senado aprova reforma tributária em 1º turno; votação segue

Senado aprova reforma tributária em 1º turno
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Senado aprovou nesta quarta-feira (8), em primeiro turno, a reforma tributária. A proposta recebeu 53 votos favoráveis e 24 contrários.

Agora, senadores realizam o segundo turno da votação.

A aprovação, em cada turno, só acontece se a proposta receber o apoio de ao menos 49 parlamentares, que representam três quintos do total. Esse é o mínimo para aprovação deste tipo de projeto.

Quando os senadores encerrarem a votação, a proposta de emenda à Constituição (PEC) voltará para nova rodada de discussão dos deputados. Isso porque o relator, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), alterou a versão da matéria que passou na Câmara dos Deputados.

A reforma tributária simplifica tributos federais, estaduais e municipais. E estabelece a possibilidade de tratamentos diferenciados, setores com alíquotas reduzidas como, por exemplo, serviços de educação, medicamentos, transporte coletivo de passageiros e produtos agropecuários.

A proposta prevê, ainda, um Imposto Seletivo — apelidado de “imposto do pecado” — para desestimular o consumo de produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente, e assegura isenção tributária a produtos da cesta básica.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário