Últimas Notícias
Brasil

Protestos contra Trump e Elon Musk reúnem milhares em Washington e outras cidades dos EUA

Protestos contra Trump e Elon Musk reúnem milhares em Washington e outras cidades dos EUA
Milhares protestam contra Trump e Musk nos Estados Unidos (Foto: Reuters)


Milhares de manifestantes tomaram as ruas de Washington, D.C., e de outras cidades dos Estados Unidos neste sábado (5), em uma ampla jornada de protestos contra o presidente Donald Trump e seu aliado bilionário Elon Musk. Segundo os organizadores, cerca de 1.200 manifestações foram planejadas em todos os 50 estados americanos, além de cidades no Canadá, no México e na Europa. O protesto representa a maior mobilização desde que Trump reassumiu a presidência em janeiro de 2025 e deu início a uma série de ordens executivas controversas que visam reformular o governo federal e ampliar os poderes presidenciais.

Os protestos atraíram uma diversidade de grupos — sindicatos, ambientalistas, ativistas LGBTQIA+, movimentos pró-Palestina e outros — em um amplo espectro de oposição às ações do governo.

Em Washington, a área do Monumento a Washington ficou tomada por milhares de pessoas sob uma leve chuva. Esperava-se que mais de 20 mil manifestantes se reunissem no National Mall. Entre os participantes estava Terry Klein, cientista biomédica aposentada de Princeton, Nova Jersey, que viajou até a capital para expressar seu descontentamento.

“Estou aqui para protestar contra as políticas de Trump em tudo — imigração, o DOGE, as tarifas desta semana, a educação. Nosso país está sob ataque, todas as instituições, tudo o que faz da América o que ela é”, afirmou.


Cartazes com os dizeres “Free Palestine” e bandeiras da Ucrânia também foram vistos entre os manifestantes. Parlamentares democratas subiram ao palco para criticar duramente as decisões do presidente.

Wayne Hoffman, 73 anos, gestor financeiro aposentado de West Cape May, Nova Jersey, destacou as consequências econômicas das políticas de Trump.

“Vai custar caro aos fazendeiros dos estados republicanos. Vai custar empregos — certamente seus fundos de aposentadoria. As pessoas já perderam dezenas de milhares de dólares”, disse.



Por Reuters 



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário