Últimas Notícias
Brasil

Festival do Milho da Cecaf supera expectativas e comercializa mais de 270 mil espigas

Festival do Milho da Cecaf supera expectativas e comercializa mais de 270 mil espigas


O V Festival do Milho da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) superou todas as expectativas de vendas. Nesta edição, em três dias de evento, foram comercializadas 5.200 ‘mãos de milho’, o equivalente a 270.400 espigas. O evento, além de auxiliar os agricultores familiares, proporcionou renda extra aos artesãos cadastrados na Prefeitura e às cozinheiras de comida regional, que atuam na Central.

Festival do Milho da Cecaf supera expectativas e comercializa mais de 270 mil espigas
Dona Rosilda de Fátima, agricultora do município de Conde, foi uma das participantes do Festival e comemorou o sucesso desta edição. “Estou muito feliz e agradecida, porque plantei meu milho na esperança de vender e graças a Deus vendi tudo. No próximo ano vou triplicar a minha produção”, destacou. A Cecaf hoje, além de ser referência no fomento à agricultura familiar no Estado, conseguiu extinguir no espaço a figura do “atravessador”, infelizmente ainda presente em alguns locais.

“Aqui só comercializam agricultores familiares com a Declaração de Aptidão ao Pronaf, do Ministério da Agricultura, e que são vinculados a alguma cooperativa. Os produtos são colhidos no sítio deles e repassados diretamente para a mão do consumidor. Deste modo, além de alimentos de qualidade, asseguramos que o lucro do trabalho desses produtores seja 100% e que eles possam ver o resultado do seu esforço no campo”, explicou Natália Beserra, diretora da Cecaf.

O evento contou com apresentações culturais de artistas locais, o melhor da gastronomia regional e artesanato. O V Festival do Milho marcou também a retomada da Feirinha da Economia Solidária, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), agregando e oferecendo as diversas expressões do artesanato paraibano aos clientes que frequentaram o espaço. Também foram disponibilizados serviços de saúde, como aferição de pressão, orientação nutricional e testes rápidos da Covid para os consumidores.

Festival do Milho da Cecaf supera expectativas e comercializa mais de 270 mil espigas

A solidariedade também marcou esta edição. Durante os dias de evento foram arrecadados alimentos e roupas, que estão sendo doados para pessoas em situação de rua. “Foi tudo pensado com muito carinho e, neste momento que estamos passando, de pandemia, não poderíamos deixar de pensar nos cuidados com a saúde e em ajudar o próximo. Essa é a postura adotada pela gestão municipal”, reiterou Natália.

A Cecaf – O local reúne 100 agricultores familiares, além de cozinheiras de comida regional e artesãos. É possível encontrar produtos como frutas, verduras, ovos, queijos artesanais, pães, bolos, canjicas, pamonha, caldinhos, marisco, peixes, pimentas raras, entre outras variedades. A tradicional feira da agricultura familiar acontece às quintas e sábados, das 5h às 13h.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário