Últimas Notícias
Brasil

João Azevêdo acompanha início das obras de construção da primeira oficina ortopédica da Paraíba

João Azevêdo acompanha início das obras de construção da primeira oficina ortopédica da Paraíba


O governador João Azevêdo esteve, nesta segunda-feira (7), na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), em João Pessoa, onde acompanhou o início da construção da primeira oficina ortopédica da Paraíba. A obra receberá recursos superiores a R$ 765 mil e deverá ser entregue à população até janeiro do próximo ano. O local irá disponibilizar serviços de confecção, adaptação e manutenção de órteses e próteses, beneficiando pessoas com deficiência física que também serão assistidas por profissionais responsáveis pela avaliação e prescrição do dispositivo mais seguro e eficiente para cada cidadão.

Na ocasião, o governador João Azevêdo ressaltou o esforço da gestão estadual para ampliar e modernizar os serviços voltados para as pessoas com deficiência. “A Paraíba tem desenvolvido uma série de ações com o objetivo de dar apoio e suporte às pessoas com deficiência e essa é uma ação de extrema importância e a nossa intenção é de implantar uma unidade como essa em Sousa para facilitar a vida das pessoas que precisam de um equipamento para ter melhoria na qualidade de vida. A partir da implantação da oficina, teremos o apoio para o suporte e manutenção e, ao mesmo tempo, um espaço de pesquisa e desenvolvimento de novos equipamentos em parcerias que buscaremos com a Universidade Estadual da Paraíba, a Secretaria de Educação e Fapesq”, frisou.

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, destacou a atuação do Governo do Estado para garantir o acesso da população aos serviços de reabilitação. “Em nosso país, 20% da população tem alguma deficiência física e atitudes como essa visam propiciar e agilizar a oferta e manutenção de órteses e próteses e permitir, principalmente, à população usuária do SUS acesso a esses equipamentos, trazendo um benefício muito grande à sociedade paraibana. Nós temos um espaço da Funad em Campina Grande, teremos um em Sousa e buscamos uma ampliação dos serviços para todas as macrorregiões do estado para que não haja necessidade de um paraibano se deslocar até 500 km para ter acesso ao atendimento”, falou.

João Azevêdo acompanha início das obras de construção da primeira oficina ortopédica da Paraíba

A presidente da Funad, Simone Jordão, evidenciou o uso da tecnologia para dar autonomia e facilitar o acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. “Esse é um momento histórico, temos poucas oficinas ortopédicas no Nordeste e a Paraíba tem a segunda maior população com deficiência do Brasil. Temos uma série de equipamentos que são importantes para essas pessoas e vamos ter uma equipe integrada trabalhando com esse público e prescrevendo essas próteses e órteses, fazendo também a adaptação desse material, a exemplo das cadeiras de roda. O cidadão também será acompanhado porque esse serviço da Secretaria de Saúde será integrado ao nosso trabalho de reabilitação, representando uma ação muito grande e inovadora no nosso estado”, comentou.

A oficina ortopédica da Paraíba contará com sala de espera/recepção, administração, sala de molde coletes e próteses, terapia ocupacional, consultório, sala de tapeçaria/costura, sala de gesso, sala de prova, sala de treinamento de marcha, sala de molde de gesso, sala de modelagem e confecção, sala de máquina, vestiários masculino e feminino, almoxarifado, fraldário, banheiro acessível masculino e feminino, em uma área de construção de 489,70m².

A visita técnica foi acompanhada pelos secretários executivos da Saúde, Daniel Beltrammi e Renata Nóbrega, pelo secretário chefe do Governo, Ronaldo Guerra, e pela superintendente da Suplan, Simone Guimarães.

A presidente da Funad, Simone Jordão, evidenciou o uso da tecnologia para dar autonomia e facilitar o acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. “Esse é um momento histórico, temos poucas oficinas ortopédicas no Nordeste e a Paraíba tem a segunda maior população com deficiência do Brasil. Temos uma série de equipamentos que são importantes para essas pessoas e vamos ter uma equipe integrada trabalhando com esse público e prescrevendo essas próteses e órteses, fazendo também a adaptação desse material, a exemplo das cadeiras de roda. O cidadão também será acompanhado porque esse serviço da Secretaria de Saúde será integrado ao nosso trabalho de reabilitação, representando uma ação muito grande e inovadora no nosso estado”, comentou.  A oficina ortopédica da Paraíba contará com sala de espera/recepção, administração, sala de molde coletes e próteses, terapia ocupacional, consultório, sala de tapeçaria/costura, sala de gesso, sala de prova, sala de treinamento de marcha, sala de molde de gesso, sala de modelagem e confecção, sala de máquina, vestiários masculino e feminino, almoxarifado, fraldário, banheiro acessível masculino e feminino, em uma área de construção de 489,70m².  A visita técnica foi acompanhada pelos secretários executivos da Saúde, Daniel Beltrammi e Renata Nóbrega, pelo secretário chefe do Governo, Ronaldo Guerra, e pela superintendente da Suplan, Simone Guimarães.




« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário