A diabetes gestacional é um dos problemas que podem acometer as mulheres grávidas. Visando garantir os cuidados necessários para esse público, o Instituto Cândida Vargas (ICV) oferece os serviços nutricionais, que investigam a presença da doença já na primeira consulta, através da pesquisa dos fatores de risco e pela realização de glicemia de jejum. De janeiro a julho deste ano, 1.847 mulheres com diabetes foram atendidas pelo ICV, segundo o setor nutricional.
Quando confirmado o diagnóstico, a gestante deverá ser orientada quanto à necessidade de adequação glicêmica e do estabelecimento de um plano dietético compatível. Caso necessário, deve-se iniciar a insulinoterapia, a fim de evitar e minimizar os riscos para a gestante e o feto.
Foi o caso de Jacilene Souza, de 32 anos, que adquiriu diabetes gestacional na sua segunda gravidez e está sendo cuidada pela equipe do ICV. “Eu estou achando o serviço daqui muito prestativo, pelo fato de estar sendo bem acompanhada. As enfermeiras, as técnicas e os médicos, eles acompanham bem a questão da dieta, que querendo ou não em casa não fazemos regularmente. Aqui, vemos essa intenção de cuidar melhor, da alimentação e a gente consegue equilibrar”, relatou a paciente com o sorriso no rosto.
Jacilene também destacou a importância da alimentação saudável para a saúde da criança. “É importante o cuidado, pois a diabete é algo que coloca a vida do bebê em risco e se a gente não tiver esse controle na alimentação, da verificação da glicose, acaba não tendo como saber se o bebê está bem. E, estando aqui dentro, fazemos os exames e tem a preocupação dos médicos sempre presente para saber como é que está”, destacou.
Segundo a coordenadora nutricional do ICV, Madeline Azevedo, o diabetes gestacional é desenvolvido por um defeito funcional, desencadeando consequências durante gravidez e, dependendo de alguns casos, apresentando evoluções que continuam persistindo pós-parto. “O diabetes na gestação é uma doença muito observada atualmente, pois está diretamente relacionado à má alimentação das gestantes, onde consequentemente ocorre uma hiperglicemia materna”, disse.
Os riscos de desfechos adversos maternos, fetais e neonatais aumentam de forma contínua com a elevação da glicemia materna. As gestantes com idade mais avançada e com o peso elevado geralmente tendem a adquirir o diabetes, mas a predisposição genética também é fundamental para o aparecimento da doença.
“O peso inadequado ao nascer é uma das grandes preocupações da saúde pública, devido ao aumento da morbimortalidade no primeiro ano de vida e ao maior risco de desenvolver doenças na vida adulta, tais como a síndrome metabólica, nos casos de baixo peso, e diabetes e obesidade, nos casos de macrossomia”, explicou a coordenadora.
O acompanhamento nutricional é fundamental na gravidez complicada pelo Diabetes Mellitus Gestacional (DMG), onde, por meio de uma alimentação adequada, é possível influenciar positivamente o controle glicêmico e de peso, evitando maiores risco durante e após a gestação e promovendo saúde para a mãe e o filho.
A adesão ao plano alimentar saudável, atende aos princípios de quantidade, padrão das refeições e adequação do ganho de peso são fundamentais para o bom controle glicêmico, contribuindo para a incorporação de um adequado estilo de vida, mesmo após o término da gestação. “Para evitar episódios de hiperglicemia, hipoglicemia ou cetose, a distribuição energética se dá em três pequenas refeições (lanche da manhã, lanche da tarde e lanche noturno) e três refeições maiores (desjejum, almoço e jantar)”, contou Madeline.
ICV – Referência como Hospital Amigo da Criança, o Instituto Cândida Vargas é um serviço especializado para gestantes, puérperas e recém-nascidos. Oferta serviço especializado de média e alta complexidade em atenção obstetrícia e neonatal, atendimento de urgência e emergência obstétrica e ginecológica, pré-natal de alto risco, planejamento familiar, serviço de referência para adolescentes e mulheres em situação de violência sexual, atendimento psicológico, serviço de cardiologia, exames laboratoriais e ultrassonografia.
Instituto Cândida Vargas oferece serviços para mulheres com diabetes gestacional
Redação
-
julho 24, 2021
Editar Matéria
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
+ Lidas da Semana
-
Os servidores estaduais da Paraíba recebem nesta sexta-feira (13) a primeira parcela do 13° salário — essa antecipação, que contempla todos ...
-
O governador João Azevêdo anunciou, nesta terça-feira (8), o lançamento do edital do concurso público do Magistério, que será divulgado no D...
-
A Petrobras anunciou, na manhã desta segunda-feira (2), que vai reduzir o valor da gasolina vendido para as distribuidoras a partir desta te...
-
Na madrugada de quinta-feira, 12 de junho, um homem de cerca de 32 anos desferiu facadas nas costas da ex-namorada, uma mulher de mesma idad...
-
A Secretaria Municipal de Administração (Sead) decretou ponto facultativo no expediente dos dias 19 (Dia de Corpus Christi), 20 e 23 de junh...
Publicidade (83) 8835 1622
Anuncie 324 x 250
Publicidade (83) 8835 1622
Anuncie 324 x 250
Nenhum comentário
Postar um comentário