Últimas Notícias
Brasil

Com 449 mortes em 24h, Brasil registra menor média móvel desde janeiro

Com 449 mortes em 24h, Brasil registra menor média móvel desde janeiro


O Brasil registrou 449 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas, chegando a um total de 556.886 óbitos desde o início da pandemia. Os dados foram obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa, coletados junto às secretarias estaduais de saúde. A média móvel de mortes, que calcula a média diária a partir dos óbitos registrados nos últimos sete dias, foi de 984 hoje, a menor desde 20 de janeiro —quando registrou 983. Hoje, pelo segundo dia, o Brasil registra média móvel abaixo de mil e tem tendência de queda (20%).

Até sexta-feira (30), a média móvel de mortes ficou por 191 dias consecutivos acima de mil. Na chamada primeira onda da pandemia no Brasil, o máximo de tempo que a média móvel ficou acima de mil foram 31 dias.

A média móvel é o melhor indicador para analisar a pandemia, pois corrige as flutuações nos dados das secretarias de saúde que ocorrem aos fins de semana e feriados, segundo especialistas. A média dos últimos sete dias é comparada com o mesmo índice de 14 dias atrás. Se ficar abaixo de -15%, indica tendência de queda; acima de 15%, aceleração; entre esses dois valores, estabilidade.

Hoje também foram registrados 20.554 casos de coronavírus em 24 horas. Desde o início da pandemia já foram feitos 19.935.132 diagnósticos positivos da doença. Apenas Minas Gerais, com 150 óbitos, teve mais de cem mortes desde as 20h de ontem. O Ceará não registrou óbitos nas últimas 24 horas, e Amapá e Rondônia não atualizaram seus números.

Quinze estados e o Distrito Federal registraram tendência de queda, enquanto dez tiveram estabilidade. Apenas o Rio de Janeiro teve aceleração. Das regiões, o Centro-Oeste (-11%) apresentou estabilidade e todas as demais tiveram queda: Nordeste (-29%), Norte (-21%), Sudeste (-19%) e Sul (-18%).



Da Redação

Por Viver Bem - UOL



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário