Últimas Notícias
Brasil

Ministro do TCU Vital do Rêgo recebe Prêmio Marechal Rondon por atuar para garantir internet nas escolas públicas do Brasil

Ministro do TCU Vital do Rêgo recebe Prêmio Marechal Rondon por atuar para garantir internet nas escolas públicas do Brasil


O ministro do Tribunal de Contas da União – TCU, Vital do Rêgo Filho, foi agraciado nesta terça-feira (14) com o Prêmio Marechal Rondon de Comunicações. A premiação foi instituída para o reconhecimento de autoridades, entidades e personalidades que contribuíram para as políticas públicas do Ministério das Comunicações.

O prêmio foi entregue ao paraibano pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, em solenidade ocorrida no Palácio do Planalto. Para conceder o prêmio, o Ministério levou em conta as ações de Vital do Rêgo em favor das comunicações, sobretudo por sua atuação mais recente, durante a votação da proposta da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para o leilão de exploração de serviços utilizando a tecnologia de conectividade móvel 5G, ocorrida no final de agosto.

Durante a votação, Vital do Rêgo sugeriu nova redação para o acórdão, determinando “à Anatel e ao Ministério das Comunicações que destinem os valores decorrentes da aquisição de lotes na faixa de 26 GHz, para alocação em projetos concedidos, identificados, selecionados e precificados pelo Ministério da Educação, de modo a atender as obrigações de universalização de acesso à internet em banda larga de todas as escolas públicas brasileiras, previstas no Anexo da Lei 13.005/2014, no parágrafo 2º do art. 1º da Lei 9.472/1997, e as competências estabelecidas na Lei 9.472/1997, no Decreto 9.204/2017 e no Decreto 10.747/2021”.

Ele também sugeriu incluir “compromissos no edital de leilão 5G que estabeleçam a obrigação da conectividade das escolas públicas de educação básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) nas atividades educacionais regulamentadas pela Política de Inovação Educação Conectada, estabelecida pela Lei 14.180/2021 e pelo Decreto 9.204/2017”.

Ministro do TCU Vital do Rêgo recebe Prêmio Marechal Rondon por atuar para garantir internet nas escolas públicas do Brasil

Vital do Rêgo agradeceu o reconhecimento do Ministério das Comunicações e renovou seu compromisso em atuar por um Brasil mais igualitário e com oportunidades para todos. “Fico feliz em ver que nossa sugestão para que estudantes de escolas públicas possam ter a garantia do acesso a uma ferramenta extremamente essencial nos dias de hoje, que é a internet, sobretudo uma internet de qualidade, tenha sido bem vista e reconhecida. Assim continuarei minha atuação na corte, em defesa de um país cada vez melhor e honrando a nossa querida Paraíba”, afirmou Vital.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário