Últimas Notícias
Brasil

Bolsonaro se assusta com pesquisa encomendada por bolsonaristas: "Vou perder?"

Bolsonaro se assusta com pesquisa encomendada por bolsonaristas: "Vou perder?"

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reagiu mal a uma pesquisa de intenção de voto encomendada por aliados bolsonaristas na última semana. A intenção era acalmar os ânimos e mostrar que os institutos de pesquisa estavam exagerando a favor de Lula e contra ele. O resultado não foi o esperado e deixou todos no governo apreensivos. As informações são do DCM.

“Eu vou perder?”, teria dito Bolsonaro a Ciro Nogueira, líder do centrão, quando viu os números em seu gabinete. O ministro, segundo um interlocutor, tentou acalmar os ânimos e explicou ao presidente que a pesquisa é apenas uma ‘fotografia do momento’. Na visão da cúpula do Governo, a situação é delicada, mas plenamente reversível. Ao menos foi o que disseram para acalmar o presidente.

Na pesquisa interna, Bolsonaro aparece com 27% das intenções de voto e Lula com 39%. A distância, na visão do governo, não indica que o jogo esteja decidido. No entanto, a preocupação do Planalto é que Lula vença a disputa já no 1º turno. No mesmo levantamento encomendado por aliados, o petista aparece com 44% dos votos válidos (excluídos nulos e brancos).


COMPARAÇÃO COM AS ÚLTIMAS PESQUISAS


Os principais institutos de pesquisa do Brasil divulgaram nas últimas semanas levantamentos a respeito da disputa presidencial de 2022. Confira os resultados a seguir.

Datafolha: Pesquisa do instituto Datafolha divulgada em 17 de setembro aponta Lula com 44% e Bolsonaro com 26%. Em terceiro surge Ciro Gomes com 8%.

Ipec (ex-Ibope): Pesquisa Ipec divulgada em 22 de setembro mostra o ex-presidente Lula com 48% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (23%) e Ciro Gomes (8%) aparecem na sequência

PoderData:
Lula marca 40% das intenções de voto na pesquisa PoderData divulgada no último 29 de setembro. Jair Bolsonaro tem 30%. Em seguida, embolados na margem de erro, aparecem: Ciro Gomes (PDT), com 5%; José Luiz Datena, com 4%; Henrique Mandetta (DEM) e João Doria (PSDB), ambos com 3%.

Ipespe: Na pesquisa Ipespe divulgada em 30 de setembro Lula soma 43% das intenções de voto para a Presidência da República em 2022. Jair Bolsonaro tem 28% e Ciro Gomes 11%.

Quest/Genial: Pesquisa Quest/Genial divulgada na última terça-feira (5/10) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 45% dos votos, contra 26% do atual presidente, Jair Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) fica em terceiro lugar com 11%.

Todas as pesquisas apontam para recorde de rejeição ao presidente Jair Bolsonaro. O governo do capitão reformado é rejeitado por quase 60% da população. Enquanto a rejeição aumentou, a avaliação de que o governo é “bom” ou “ótimo” diminuiu. A média dos satisfeitos com a atual gestão é de 25%.



Da Redação

Por Pragmatismopolitico



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário