Últimas Notícias
Brasil

Câmara dos Deputados aprova convocação de Paulo Guedes para explicar em plenário offshore em paraíso fiscal

Câmara dos Deputados aprova convocação de Paulo Guedes para explicar em plenário offshore em paraíso fiscal

A Câmara dos Deputados aprovou, por 310 votos favoráveis e 142 contrários, nesta quarta-feira (6), a convocação do ministro da economia, Paulo Guedes, para dar explicações junto ao plenário sobre a manutenção de uma offshore em paraíso fiscal com patrimônio de US$ 9,55 milhões.

As informações que subsidiam o requerimento votado foram reveladas pelo projeto Pandora Papers, do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), cujos parceiros no Brasil são a revista Piauí e o site Poder360. A reportagem também apontou uma empresa no exterior em nome de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.

O líder do governo na casa, deputado Ricardo Barros (PP-PR), tentou converter a convocação em convite, mas não conseguiu o apoio necessário. Segundo ele, o ministro se dispôs a prestar os esclarecimentos voluntariamente na próxima quarta-feira (13).

“Há aqui um desejo de marcar posição politicamente na sua convocação. O nosso desejo, enquanto governo, é deixar esse assunto resolvido porque temos muitos temas importantes para votar”, disse

A sessão para a audiência ainda não tem data marcada, mas poderá ser realizada na próxima semana. Antes da deliberação do plenário, duas comissões da Câmara dos Deputados já haviam aprovado a convocação do ministro: a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) e a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC).

No requerimento que pede a convocação de Guedes, parlamentares da oposição reiteram o impedimento legal à conduta revelada pelas investigações. “Há uma vedação explícita de que servidores públicos possam manter aplicações financeiras e investimentos no exterior que possam ser afetadas por políticas governamentais”, pontuaram.

O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), líder da oposição na casa legislativa, argumenta que o parlamento “tem o direito e o dever de cobrar explicações do ministro”. “Nós queremos saber por que ele mantém os recursos pessoais em moeda estrangeira, em dólar, enquanto a economia do País afunda”, disse.

O projeto Pandora Papers teve acesso a 11,9 milhões de documentos sobre offshores em paraísos fiscais e envolveram diversas autoridades políticas e empresários do mundo. No caso brasileiro, os jornalistas envolvidos revelam detalhes da fundação da Dreadnoughts International, uma offshore nas Ilhas Virgens Britânicas – paraíso fiscal no Caribe –, pelo atual ministro Paulo Guedes, em 2014.



(com Agência Câmara)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário