Últimas Notícias
Brasil

Prefeitura de João Pessoa oferece Curso de intérprete de libras gratuitamente

Prefeitura de João Pessoa oferece Curso de intérprete de libras gratuitamente

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec-JP), oferece curso de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) gratuitamente no Centro de Línguas Estrangeiras (Celest), localizado na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro Expedicionários. Profissionais de diferentes áreas têm buscado cada vez mais essa formação, que visa fortalecer e desenvolver responsabilidades de natureza social, profissional e cultural, além de garantir e ampliar a inclusão social da pessoa surda.

A diretora do Celest, Jéssica Holanda, analisa que a demanda por profissionais capacitados tem crescido na Capital. “Nosso público de alunos é variado, composto por adultos das mais diversas áreas, como professores, servidores públicos e pessoas que têm surdos na família. A falta de intérpretes de libras ainda é uma realidade em nossa cidade, mas podemos mudar isso, já que pode até gerar uma nova formação profissional e fonte de renda para a pessoa”, afirmou.

Para a coordenadora, outra questão que favorece a procura pelo curso é a Lei 14.191, de 2021, que insere a Educação Bilíngue de Surdos na Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394, de 1996) como uma modalidade de ensino independente.

Oportunidade de emprego – Os profissionais com formação em libras podem atuar em escolas, centros culturais, emissoras e estúdios de televisão, instituições públicas e privadas, bancos, hotéis, igrejas, indústria e comércio, além de concorrer a vagas em instituições públicas que oferecem vagas específicas para intérpretes de libras.

Para além de empregos fixos, é possível atuar também como prestador de serviços em tradução de eventos, videoaulas, congressos e programas de televisão. “É preciso também que o aluno vá além da capacitação e busque se relacionar, conviver com pessoas surdas para entender melhor sua linguagem e seu universo. Esse convívio pode melhorar muito essa comunicação”, observa.

Inscrições –
Semestralmente, são oferecidas novas turmas de nível iniciante, com até 25 alunos por sala. O Celest abrirá inscrições para novas turmas no início de 2022, já que as aulas desse segundo semestre já começaram. O curso é gratuito e com duração de três anos. As aulas são presenciais ou online, uma vez na semana, nos turnos tarde ou noite. As inscrições são abertas para o público adulto em geral.



« VOLTAR
AVANÇAR »

2 comentários

  1. OLÁ,QUERO PARTICIPAR ! COMO FAZER E ONDE SA INSCRIÇÕES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Celest abrirá inscrições para novas turmas no início de 2022

      Excluir