Últimas Notícias
Brasil

Comissão aprova relatório de Veneziano que regulamenta veículos de locadoras para pessoas com deficiência

Comissão aprova relatório de Veneziano que regulamenta veículos de locadoras para pessoas com deficiência


A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (30) o parecer favorável do Vice-presidente da Casa, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), ao projeto que determina que as especificações dos veículos adaptados, oferecidos a pessoas com deficiência pelas locadoras de veículos, sejam remetidas a regulamentação.

Veneziano sugeriu algumas mudanças no texto do projeto de Lei 4.396/2019, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que foram incluídas no seu parecer. O texto de Paim determinava que os comandos manuais obrigatórios nos veículos adaptados oferecidos pelas locadoras fossem de freio e de acelerador, e não de freio e de embreagem. Já o relator considerou mais razoável estabelecer que o próprio regulamento especifique quais e como seriam feitas tais adaptações.

Para Veneziano, “se, por um lado, é importante garantir a oferta de veículos acessíveis, também é verdadeiro que pessoas com deficiências distintas precisam de adaptações diferentes, havendo uma diversidade considerável de recursos para alcançar esse fim, tais como câmbio automático, manoplas, controles de aceleração e frenagem no volante, extensores de pedais e assentos de elevação, entre outros”.

Ainda de acordo com o Vice-presidente do Senado, “o rápido avanço tecnológico no setor automotivo arrisca tornar essa correção proposta por Paim obsoleta em alguns anos, já que os carros elétricos (que são o futuro do setor) em geral dispensam por completo a própria caixa de câmbio”.

Segundo Veneziano, com o avanço da tecnologia de automação veicular prevê-se que os veículos, que serão autônomos, sequer terão controles de aceleração e de frenagem.

Outra mudança sugerida por Veneziano, e acatada na aprovação de seu parecer, incluiu a obrigatoriedade das locadoras de veículos oferecerem, a cada conjunto de 20 veículos de sua frota, um veículo adaptado para uso de pessoa com deficiência, na forma do regulamento. A proposta de Paulo Paim segue para a Comissão de Direitos Humanos (CDH), onde vai receber decisão terminativa.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário