Últimas Notícias
Brasil

Doação de órgãos registrada no Hospital de Trauma de Campina Grande diminui fila de espera na Paraíba

Doação de órgãos registrada no Hospital de Trauma de Campina Grande diminui fila de espera na Paraíba

A fila de espera por um órgão segue diminuindo na Paraíba com mais uma doação registrada na manhã deste sábado (5), no Hospital de Trauma de Campina Grande. Dessa vez, a doação veio de uma mulher de 55 anos, que teve como causa da morte uma hemorragia cerebral. O ato só foi possível graças à autorização familiar.

Com esta última doação, saiu da fila um homem pernambucano, de 58 anos, que recebeu o fígado, e mais dois paraibanos que foram beneficiados com os rins. As córneas também foram doadas e foram encaminhadas para o Banco de Olhos.

Processo de doação - Após a confirmação da morte encefálica, a família é consultada pelos profissionais da Central de Transplantes, que explicam detalhadamente como ocorre o trâmite. Em agradecimento ao gesto, a família recebe uma muda de cacto, que simboliza que o momento é espinhoso, mas que um dia irá florescer. No momento da saída do doador da UTI para o bloco cirúrgico, também é feito o ‘cortejo da vida’, mais um gesto dos profissionais do hospital em homenagem ao doador.


Este ano, a Central de Transplantes da Paraíba já soma 10 doadores efetivos e quase 50 transplantes realizados, mas ainda estão na fila de espera 508 paraibanos.

“Nosso trabalho é no sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida para essas pessoas que estão aguardando o dia do seu transplante chegar, porque sabemos que sofre não só o paciente, mas toda a família. E por isso temos uma enorme gratidão a todas as famílias doadoras, que no momento da dor conseguem pensar no próximo,” explica a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Carvalho.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário