Últimas Notícias
Brasil

Orquestras Sinfônicas da Paraíba voltam a realizar concertos presenciais após dois anos de pausa

Orquestras Sinfônicas da Paraíba voltam a realizar concertos presenciais após dois anos de pausa

As pessoas que gostam de música erudita e do repertório popular executado por orquestra já podem voltar para a Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, a partir deste mês de março, para ver novamente a atuação da Orquestra Sinfônica e da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. A queda no número de casos e mortes por Covid-19, motivada pelo esquema de vacinação e pelos protocolos de segurança adotados pelo Governo do Estado, possibilitou o retorno das apresentações após dois anos de pausa durante a pandemia.

Os músicos das duas orquestras paraibanas iniciaram os ensaios para voltar a emocionar presencialmente o público, que antes da pandemia do novo Coronavírus marcava presença nas noites de quinta-feira para apreciar a música executada nos concertos. O primeiro concerto da Temporada 2022 da Orquestra Sinfônica da Paraíba será nesta quinta-feira (24), e o da Orquestra Jovem no próximo dia 31, ambos às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), tendo à frente o maestro Luiz Carlos Durier, regente titular das duas orquestras.

Este primeiro concerto da temporada da OSPB terá início com a execução da música “Ouverture Des Teufels Lustschloss, D. 84”, do compositor Franz Schubert; “Intermezzo n. 1 e Intermezzo n. 2”, de autoria de Yasily Kalinikov; e “Sinfonia n. 23 em Ré Maior, KV.181/162b”, de Wolfgang Amadeus Mozart.

Após o intervalo, os músicos da orquestra vão executar as peças “Duas Canções sem Palavras para Pequena Orquestra, Op. 22”, com os movimentos Country Song e Marching Song, composta por Gustav Holst, e “Suíte em Ré Maior, Op. 49 (Prelúdio, Sarabande, Gavotte, Romance e Final)”, de Camile Saint-Saens. O concerto será encerrado com a execução da ópera “A Feira de Sorontchinsky – Dança Hopak”, do compositor Modest Mussorgsky, com orquestração de Leopold Weninger.

O maestro Luiz Carlos Durier falou sobre esse repertório escolhido para marcar o retorno dos concertos. “A Orquestra Sinfônica vai trazer para o publico música leve e de fácil assimilação. Leve porque nós estamos voltado de um período de silêncio de todas as atividades artísticas e de fácil memorização porque o publico vai ter a possibilidade de sair do concerto com as melodias que nós vamos tocar na cabeça. Então, a nossa expectativa é de que o público goste e nós vamos nos esmerar para fazer um belíssimo concerto para ele”, destacou.

Programação on-line

Com a pandemia da Covid-19, veio a necessidade de isolamento domiciliar a partir de março de 2020, quando os concertos das orquestras profissional e jovem tiveram que ser suspensos. No entanto, para o público não perder o contato com a música de concerto, a Funesc disponibilizou trechos de apresentações realizadas em temporadas de anos anteriores no seu canal do You Tube (https://www.youtube.com/c/TVFunesc), dentro da programação online “Funesc na Rede”.

No YouTube da Fundação Espaço Cultural também houve transmissões ao vivo, em edições do Painel Funesc, abordando questões sobre a Orquestra Sinfônica da Paraíba. O primeiro foi “Os caminhos da música na Paraíba e a história da OSPB - fronteiras e diálogos”, com mediação do maestro Luiz Carlos Durier, tendo como convidados os músicos argentinos Carlos Rieiro e Gustavo de Paco de Gea, que atuam na Paraíba há mais de 40 anos e são testemunhas da trajetória da orquestra paraibana depois da sua reestruturação, no final dos anos 1970. O bate-papo está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=lBTHlU6wHIo

O Painel Funesc prestou homenagem ao compositor paraibano Sivuca, que faria 90 anos em 2020. O Painel, com o tema “A Trajetória de Sivuca e sua parceria com a Orquestra Sinfônica da Paraíba”, teve como debatedores os músicos Rucker Bezerra, violinista afilhado do homenageado; Lucas Carvalho, acordeonista pesquisador da obra de Sivuca, e o maestro Luiz Carlos Durier. Para acessar o debate, clique https://www.youtube.com/watch?v=6h4AFcULRLY

O maestro, professor, musicólogo e compositor paraibano José Siqueira também foi homenageado. O debate transmitido no Painel Funesc teve como tema “Vida e obra de José Siqueira: o legado do maestro paraibano que mostrou ao mundo a diversidade da música brasileira”. O ponto de partida foi a produção do documentário “Toada para José Siqueira”, dirigido pelos cineastas Rodrigo T. Marques e Eduardo Consonni, que participaram do debate ao lado da pianista Josélia Vieira e do maestro Durier. Para conferir: https://www.youtube.com/watch?v=2E6Ge_w6ei8&t=21s

Serviço


Orquestra Sinfônica da Paraíba


Concerto de abertura da Temporada 2022


Dia: 24 de março

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira

Regência: Maestro Luiz Carlos Durier



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário