Últimas Notícias
Brasil

Paraíba já soma quatro doações de múltiplos órgãos no mês de março

Paraíba já soma quatro doações de múltiplos órgãos no mês de março

A Central de Transplantes da Paraíba registrou, nessa segunda-feira (28), a quarta doação de órgãos do mês de março. Esse é o segundo procedimento em menos de 72 horas.

Dessa vez o doador foi um homem de 25 anos que estava internado no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na Capital. A doação só ocorreu após a permissão da família. Como forma de agradecimento, os profissionais da unidade fizeram um corredor humano, para o cortejo da vida, quando o paciente foi transferido da UTI para o centro cirúrgico.

Foram doados fígado, rins e córneas. Todos os receptores são paraibanos. O fígado foi implantado em um homem de 74 anos, o rim direito, em uma mulher de 37 anos e o rim esquerdo, em outra mulher, de 39 anos. As córneas primeiro passam por uma avaliação no Banco de Olhos, para depois serem transplantadas.

“O aumento significativo da autorização familiar reflete a sensibilização da população a respeito do tema. O resultado conquistado pela Paraíba é fruto da soma de esforços feitos por toda a equipe da Central de Transplantes, com total apoio da Secretaria de Estado da Saúde”, observa a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Carvalho.

Este ano a Paraíba já realizou 79 transplantes, sendo 51 de córneas, dois de coração, 17 de rins e nove de fígado. Ainda aguardam na fila de espera por um órgão 495 paraibanos.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário