Últimas Notícias
Brasil

Primeiro paciente que realizou transplante de coração no Hospital Metropolitano recebe alta

Primeiro paciente que realizou transplante de coração no Hospital Metropolitano recebe alta

“Eu nasci de novo, graças à generosidade de uma mãe que aceitou doar os órgãos do seu filho e de uma equipe que não mediu esforços para cuidar de mim, desde o primeiro atendimento, até os dias que virão. Sou grato a todos”.  A declaração é de Willis Pereira Evangelista, 61 anos, ao receber alta após se submeter, em 26 de março, ao primeiro transplante cardíaco da Paraíba realizado em uma unidade pública de saúde, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB Saúde.

Em menos de um mês, o paciente, que apresentou excelente recuperação, recebeu alta hospitalar na tarde desta quarta-feira (20). O cirurgião cardiovascular responsável pelo procedimento, Antônio Pedrosa, evidenciou a melhora clínica do paciente. “Desde o primeiro dia pós-transplante, a evolução de seu Willis foi melhor do que esperávamos. Em três dias, ele já se encontrava sem o dreno, o cateter e marca-passo, o seu corpo correspondeu bem, e tão logo ele pôde receber alta da UTI para enfermaria, e com o acompanhamento diário da nossa equipe médica e multidisciplinar, estamos hoje concedendo alta para casa”, pontuou.

Na saída do hospital, Willis foi surpreendido com uma homenagem preparada pela equipe que o atendeu nos últimos dias. A esposa, Suelly Pereira, emocionada junto ao companheiro, agradeceu pelo acolhimento e humanização por parte de todos da instituição. “Não há um sequer que trabalhe aqui que não tenha nos ajudado. O Willis, antes de receber a notícia de que haviam encontrado um coração compatível, tinha preparado doces para vender no fim de semana, e na sexta-feira ele se internou. Eu comentei aqui no hospital, e toda a equipe disse que eu trouxesse os doces que eles comprariam para nos ajudar. Nossa, gente, vocês não fazem ideia do quanto isso nos marcou, sem contar todo o cuidado e atenção a nós dois e aos filhos dele, que receberam notícias mesmo estando em São Paulo. Deus recompense a todos. Do governador, ao diretor, ao faxineiro, todos mesmos”, narrou emocionada a artesã.


Willis, sofria de miocardiopatia dilatada, doença também conhecida como coração crescido, que se agravava. Há um ano, estava na lista de espera pelo órgão, e seguia acompanhado pelo Ambulatório para Transplante Cardíaco do Hospital Metropolitano. A cardiologista clínica e coordenadora do ambulatório para transplante, Tauanny Frazão, comemorou a alta do paciente, relembrando os primeiros atendimentos. “Quando o recebemos aqui no ambulatório, identificamos a real necessidade para o transplante e listamos o senhor Willis na fila única para transplante. Eu sempre mencionava que o coração de 20 anos iria chegar para ele, e fomos surpreendidos pelo poder das palavras, e a compaixão de uma mãe em luto que foi capaz de autorizar a doação, e permitir que o nosso paciente continuasse a viver, graças ao coração do seu filho. Estamos felizes por tudo ter dado certo e gostaríamos de ressaltar a importância do sim da família doadora para a continuidade da vida”, disse a médica.

Primeiro paciente que realizou transplante de coração no Hospital Metropolitano recebe alta

O diretor Gilberto Teodozio frisou que a equipe está pronta para receber pacientes com insuficiência cardíaca de qualquer município paraibano. “O nosso ambulatório funciona de segunda a sexta-feira e os interessados bastam agendar o atendimento através do número 83 3229.9157, para serem avaliados, e caso haja indicação de transplante, vamos listá-lo e acompanhá-lo até a chegada do órgão, da cirurgia e pós cirurgia”, esclareceu.


Apesar de ansioso para voltar à rotina normal em casa, que teve de interromper por conta da doença, o paciente afirmou que seguiria as recomendações médicas e que sentiria falta da equipe. “É interessante como a gente se apega aos enfermeiros, médicos, técnicos, a toda equipe, porque a gente sente a empatia que eles têm por nós. Eu seguirei orando pela vida de cada um, porque o que fizeram por mim só Deus para pagá-los”, se despediu com um sorriso no rosto e acenando para todos o primeiro transplantado de coração por instituições públicas no estado da Paraíba.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário