Últimas Notícias
Brasil

Prefeitura de João Pessoa lança ‘Ação Escola Antirracista’; programa para conscientização dos estudantes

Prefeitura de João Pessoa lança ‘Ação Escola Antirracista’; programa para conscientização dos estudantes

A Prefeitura de João Pessoa lançou na manhã desta terça-feira (24), no auditório do Paço Municipal, no Centro, do programa Ação Escola Antirracista, que é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e a Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial. O vice-prefeito Leo Bezerra participou do lançamento e destacou a importância da conscientização dos estudantes contra o racismo.

“Essa ação é mais do que um cartaz, e sim uma conscientização. É por isso que estamos com grandes representantes aqui que vão fazer várias palestras, discutir e debater com nossos alunos. Eu fico muito feliz em poder fazer parte desse novo momento em João Pessoa como coordenador geral do LGBT da Igualdade Racial, uma missão que me foi dada pelo prefeito Cícero Lucena. Vou participar ativamente das atividades em cada escola”, disse Leo Bezerra.

O programa visa combater o racismo dentro das unidades de ensino da Capital. Alunos do 8º e 9º anos, inicialmente de 14 escolas da Rede Municipal, vão participar de uma série de palestras acerca do tema. A primeira delas será na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zumbi dos Palmares, no dia 10 de junho, a partir das 9h.

“O prefeito Cícero Lucena está cumprindo uma promessa de campanha que é o combate ao racismo estrutural nas escolas da Rede Pública Municipal da Capital. Através dessa parceria com a Sedec e dos eixos temáticos ‘O combate ao racismo estrutural’, ‘O protagonismo da juventude negra’ e ‘História da população negra na Paraíba e no Brasil’, vamos levar conhecimento e reflexão para os alunos, para a população e também para a própria gestão escolar”, explicou o coordenador municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, Geraldo Filho.

A dinâmica nas escolas será realizada em 14 oficinas. Todas as escolas que receberem a capacitação vão ganhar um cartaz mencionando que a unidade de ensino passou por capacitação.

O diretor da Seção de Direitos Humanos, Projetos Integradores e Projeto de Vida da Secretaria de Educação, Lucian Souza da Silva, também falou sobre o que representa esse momento. “Esse momento é importante, pois a construção de uma sociedade antirracista passa impreterivelmente pelo chão da escola. É lá onde estereótipos e padrões já estabelecidos são quebrados e desconstruídos. Então, essa ação leva para a escola o debate antirracista”, disse.

Prefeitura de João Pessoa lança ‘Ação Escola Antirracista’; programa para conscientização dos estudantes

Também participaram do lançamento a vice-presidente da Ordem dos Advogados – Seccional da Paraíba, Rafaella Brandão; o secretário de Gestão Governamental, Diego Tavares; a chefe do Departamento de Programas Especiais da Sedec, Alcilene Andrade; e a ex-vereadora, Sandra Marrocos.

Programação completa da Ação Escola Antirracista:


Junho


10/06 – EMEF Zumbi dos Palmares

17/06 –
EMEF Severino Patrício


Julho


08/07 – EMEF Fenelon Câmara

15/07 – EMEF Francisca Moura

22/07 – EMEF Padre Pedro Serrão


Agosto


05/08 – EMEF Duarte da Silveira

12/08 – EMEF Tarcilla Barbosa da Franca


Setembro


02/09 – EMEF Aníbal Moura

09/09 –
EMEF Chico Xavier

16/09 – EMEF Arnaldo de Barros


Outubro


07/10 – EMEF Leonel Brizola

14/10 –
EMEF Dom José Maria Pires


Novembro


04/11 – EMEF João XXIII

11/11 – EMEF Ubirajara Targino



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário