Últimas Notícias
Brasil

Central de Transplantes registra doação de múltiplos órgãos no Hospital de Trauma de Campina

Central de Transplantes registra doação de múltiplos órgãos no Hospital de Trauma de Campina

O Hospital de Trauma de Campina Grande registrou, no início da manhã desta sexta-feira (17), uma doação de múltiplos órgãos. A doadora foi uma jovem de 20 anos, vítima de choque elétrico. Ela deu entrada no hospital na noite da última quarta-feira (15) já com suspeita de morte encefálica, sendo imediatamente iniciados os testes para confirmação. 

O protocolo consiste em três exames, sendo dois clínicos, realizados por médicos distintos, e o terceiro é o exame de ultrassonografia por doppler, realizado por um neuroclínico. Com a ausência de fluxo sanguíneo, a morte encefálica da paciente foi confirmada.

A família doadora foi homenageada pelos profissionais do hospital com o cortejo da vida, um corredor humano formado no momento em que a paciente é levada para o centro cirúrgico. Em gesto de gratidão, a equipe da Central de Transplantes também entregou uma carta de agradecimento e uma muda de cacto, simbolizando a continuidade da vida.

“Esse trabalho de doação de órgãos tem um caráter totalmente humanitário, quando uma família autoriza doar os órgãos mesmo sem saber a quem vai ajudar. E quem ganha com isso são as pessoas que estão na fila de espera. Aqui no Trauma buscamos sempre oferecer o melhor em qualidade de atendimento, seja para o paciente ou familiares,” reforça o diretor técnico da unidade, Sebastião Viana.

Foram doados o fígado, que vai para uma paraibana de 74 anos, os dois rins, que foram compatíveis com dois pernambucanos, de 22 e 39 anos, e as córneas, que antes do transplante são levadas para o Banco de Olhos da Paraíba.

Atualmente na Paraíba existe um total de 511 pessoas aguardando por órgãos ou tecidos. “Cada doação de órgãos registrada pela Central Estadual de Transplantes é uma conquista alcançada por nós, é um trabalho que envolve muita dedicação da equipe e muita gratidão à família doadora pelo gesto tão nobre de amor ao próximo,” afirma a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Carvalho.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário