Últimas Notícias
Brasil

TSE pode punir e até cassar mandato de candidato que divulgar fake news, diz Fachin

TSE pode punir e até cassar mandato de candidato que divulgar fake news, diz Fachin

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, afirmou nesta terça-feira que a corte eleitoral poderá punir e até cassar o mandato de um candidato que divulgar informações que ele sabe serem inverídicas.

Em entrevista à Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil, Fachin disse que o tribunal tem "imensa preocupação" com a desinformação durante as eleições e alertou que, se tiver que "sancionar" alguns comportamentos, a Justiça Eleitoral não vai se furtar de fazer.

"É claro que em todos esses períodos nós temos uma preocupação imensa com a disseminação de desinformações, com campanhas de desinformação que são orquestradas por comportamentos inautênticos, o tribunal está obviamente atento a isso, tomando atitudes preventivas e obviamente nós estamos, antes de tudo, adotando a perspectiva segundo a qual a informação deformada se combate, se enfrenta com informação correta", declarou.

"Claro que se houver necessidade de chegarmos ao ponto tal em que o tribunal eleitoral tenha que sancionar alguns comportamentos, a Justiça Eleitoral obviamente não se furtará de exercer de sua atividade também sancionadora e punitiva", reforçou ele.

Fachin não citou nominalmente o presidente Jair Bolsonaro ao fazer esses alertas, embora tenha defendido o atual modelo de votação. Bolsonaro tem feito duros ataques --sem apresentar evidências-- contra a confiabilidade das urnas eletrônicas.



Por Reuters



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário