Últimas Notícias
Brasil

Trump é condenado por abuso sexual e difamação contra escritora nos Estados Unidos

Trump é condenado por abuso sexual e difamação contra escritora nos Estados Unidos

Reuters - Donald Trump abusou sexualmente da escritora E. Jean Carroll na década de 1990 e depois a difamou ao rotulá-la de mentirosa, decidiram os jurados nesta terça-feira (09), dando ao ex-presidente dos Estados Unidos um revés legal em sua campanha para retomar o cargo em 2024.

O júri de nove membros do tribunal federal de Manhattan concedeu indenização de cerca de US$ 5 milhões em danos compensatórios e punitivos.

O júri deliberou por pouco menos de três horas. Ele rejeitou a negação de Trump de que ele agrediu Carroll e decidiu a favor dela. Para considerá-lo responsável, o júri de seis homens e três mulheres foi obrigado a chegar a um veredicto unânime.

Carroll testemunhou durante o julgamento civil que Trump a estuprou no camarim de uma loja de departamentos Bergdorf Goodman em Manhattan em 1995 ou 1996, depois prejudicou sua reputação ao escrever em um post de outubro de 2022 em sua plataforma Truth Social que ela as alegações eram "uma fraude completa", "uma farsa" e "uma mentira"

A equipe jurídica de Trump optou por não apresentar uma defesa, apostando que os jurados descobririam que Carroll falhou em apresentar um caso persuasivo.

Trump disse que Carroll, ex-colunista da revista Elle e democrata registrada, inventou as acusações para tentar aumentar as vendas de seu livro de memórias de 2019 e prejudicá-lo politicamente.

Como o caso estava em tribunal civil, Carroll foi obrigada a estabelecer sua alegação de estupro por "uma preponderância da evidência" - significando mais provável do que não - em vez do padrão mais alto usado em casos criminais de "prova além de qualquer dúvida razoável". Carroll teve que mostrar "evidências claras e convincentes" para provar sua alegação de difamação.

O julgamento contou com o testemunho de duas mulheres que disseram que Trump as agrediu sexualmente décadas atrás.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário