Pela terceira vez em 2023, o mutirão de catarata do Programa Opera Paraíba volta ao Hospital Regional de Picuí, no Seridó do estado. A ação atende a proposta do Programa, criado há quatro anos pelo Governo do Estado, com o objetivo de dar celeridade à realização das cirurgias eletivas em todas as regiões da Paraíba.
Desta quarta (26) até sexta-feira (28), serão contemplados mais 150 paraibanos. A cirurgia é rápida e por isso é possível a realização de aproximadamente 50 procedimentos a cada dia. A aposentada Maria Moreira, de 82 anos, conta que já fez a cirurgia do olho direito há cerca de nove meses e agora retornou para fazer o procedimento no outro olho.
“No olho que eu já fiz a cirurgia, consigo enxergar, mas nesse outro, parece que tem uma nata cobrindo meu olho. Depois dessa cirurgia, se Deus quiser, vou ver bem com os dois, voltar a colocar linha na agulha e poder ler”, conta.
De acordo com o diretor-geral do hospital, Edjarde Arcoverde, este ano a unidade já realizou mais de mil cirurgias eletivas, sendo ofertadas 450 oftalmológicas.
“Nós ampliamos a quantidade de profissionais, adquirimos equipamentos modernos e passamos a ter uma equipe fixa do Opera Paraíba aqui no Regional, que realiza cirurgias semanalmente. A soma de todos esses fatores nos permitiu avançar em quantidade e, principalmente, na qualidade do serviço prestado ao nosso usuário”, pontua.
O Hospital Regional de Picuí é referência para 12 cidades da região. Em 2023, a unidade já fez 2.440 exames de tomografia, registrou mais de 1.700 internações e cerca de 23 mil atendimentos de urgência e emergência.
Nenhum comentário
Postar um comentário