Últimas Notícias
Brasil

Lula e João Azevêdo inauguram Trecho I do Ramal do Apodi, levando esperança ao Sertão nordestino

Lula e João Azevêdo inauguram Trecho I do Ramal do Apodi, levando esperança ao Sertão nordestino

Nesta quarta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador da Paraíba, João Azevêdo, participaram da inauguração do Trecho I do Ramal do Apodi, em Cachoeira dos Índios, no Sertão paraibano. A obra, que integra o projeto de transposição do Rio São Francisco, visa beneficiar aproximadamente 750 mil pessoas em 54 municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Com 115,5 km de extensão, o ramal liga a Barragem Caiçara (PB) à Barragem Angicos (RN), com uma vazão projetada de 40 m³/s. Atualmente, a obra está 74,83% concluída, com previsão de entrega total para outubro de 2026, e representa um investimento de R$ 1,45 bilhão.

Durante a cerimônia, o presidente Lula destacou a importância da chegada das águas do São Francisco para os nordestinos, relembrando sua própria vivência com a seca. Ele afirmou que a seca é um fenômeno natural, mas a fome causada por ela é resultado da falta de ação governamental. Lula enfatizou que a transposição das águas é uma forma de garantir dignidade ao povo do Sertão.

"Saí de Pernambuco com sete anos de idade em 1952 por causa da seca. A razão que minha mãe colocou oito filhos dentro de um pau de arara foi devido à água. [...] A seca é um fenômeno da natureza, sempre vai existir a seca, mas a fome por causa dela é falta de vergonha na cara das pessoas que governam o país. Quando pensamos em trazer as águas do São Francisco para a região seca muita gente foi contra. O que eu quero é pegar um pouquinho de água, antes dela chegar no mar, quero trazer de volta para dar pro meu povo do sertão beber, comer, tomar banho e lavar", discursou.

O governador João Azevêdo ressaltou que a obra representa desenvolvimento e geração de emprego e renda para a região. Ele destacou que o ramal garantirá o abastecimento de água para municípios como Uiraúna e Cajazeiras, além de impulsionar a agricultura e outras atividades econômicas locais.

"Pela primeira vez, chegando em toda a região, uma água que vem lá do São Francisco, uma obra gigante, muito mais do que canais, muito mais do que estações de bombeamento. É uma obra que traz, ao longo desse percurso todo, desenvolvimento e esperança para o nosso povo. O ramal vai significar a garantia, para nós da Paraíba, lá perto de Uiraúna, todo o sistema Capivara, que vai garantir água mais uma vez para Cajazeiras e toda a região, isso tudo é desenvolvimento e geração de emprego e renda", pontuou João.

A entrega do Trecho I do Ramal do Apodi é vista como um marco na luta contra a escassez hídrica no Nordeste, simbolizando um passo significativo rumo à segurança hídrica e ao desenvolvimento sustentável da região.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário