Últimas Notícias
Brasil

Grupo Prerrogativas cobra investigação sobre possível ligação de Eduardo Bolsonaro em tarifa de Trump contra produtos brasileiros

Grupo Prerrogativas cobra investigação sobre possível ligação de Eduardo Bolsonaro em tarifa de Trump contra produtos brasileiros

O Grupo Prerrogativas vai sugerir ao Partido dos Trabalhadores (PT) que apresente, na Câmara dos Deputados, um pedido de investigação sobre a atuação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos, durante o governo de Donald Trump.

A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo e repercutida pelo coletivo, formado por juristas, advogados e acadêmicos com histórico de enfrentamento ao bolsonarismo. Integrantes do Prerrogativas apontam o deputado, licenciado do mandato desde março, como possível elo entre a extrema direita brasileira e a medida que afetou diretamente a indústria nacional.

Eduardo Bolsonaro se afastou do cargo para atuar, dos Estados Unidos, em articulações contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e contra o governo Lula. Para o Prerrogativas, no entanto, é necessário esclarecer se houve influência ou colaboração do parlamentar na decisão de Trump que impactou negativamente a economia do Brasil.

“É fundamental que as instituições brasileiras reajam e investiguem as circunstâncias da atuação de Eduardo Bolsonaro que possam ter contribuído para esse desfecho”, afirmou o coordenador do grupo, Marco Aurélio de Carvalho. Ele informou que os advogados do coletivo irão buscar o líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), para discutir os instrumentos legislativos cabíveis.

Marco Aurélio classificou a situação como um movimento de “sabotagem clara” de Jair Bolsonaro e de aliados, prejudicando a indústria nacional e desmentindo discursos do campo bolsonarista. “Isso compromete pilares do lema deles, ‘Deus, Pátria e Liberdade’, porque coloca em xeque os interesses do país”, destacou.

Ainda segundo o advogado, a medida pode ter causado prejuízos inclusive ao próprio bolsonarismo. “Ao tentar influenciar as eleições no Brasil com um tiro na indústria nacional, Trump acaba dando um tiro no próprio pé e no coração do bolsonarismo, que sempre usou o nacionalismo como bandeira. Deixou os patriotas num beco sem saída”, disse.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário