Últimas Notícias
Brasil

Segurança Pública da Paraíba é a mais competitiva do Norte e Nordeste

Segurança Pública da Paraíba é a mais competitiva do Norte e Nordeste

O Centro de Liderança Pública (CLP) apontou a Paraíba como 1º lugar do Norte e Nordeste no Ranking de Competitividade dos Estados – 2021, quando o pilar é Segurança Pública. Dentro desse pilar, os indicadores de maior destaque foram os da Segurança Patrimonial (4ª posição) e o de Mortes a Esclarecer (4ª posição). No país, a Paraíba ficou na 6ª colocação, atrás apenas de Santa Catarina, São Paulo, do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Paraná, quando o tema é Segurança Pública.

Segundo o CLP, os pilares de maior destaque na Paraíba foram a Segurança Pública (6ª posição) e a Infraestrutura (6ª posição). No ano passado, a Paraíba foi o 5º estado do país mais bem avaliado no pilar Segurança Pública do Ranking da Competitividade e o 2º melhor do Nordeste.

Para o secretário da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, os resultados estão ligados aos investimentos que o Governo do Estado vem realizando na Segurança Pública. “Destacamos Inteligência, tecnologia de radiocomunicação e videomonitoramento, os Centros Integrados de Comando e Controle, principalmente os de Patos e Campina Grande, que já estão em fase avançada de construção, e a evolução de planejamento e execução do trabalho de enfrentamento da violência, especialmente os crimes violentos patrimoniais. Além disso, o compromisso das forças policiais e de cada policial militar, civil, bombeiro militar nesse propósito de combater o crime”, frisou.

Como exemplo, o secretário citou a redução de ataques a banco, que chegou a uma decréscimo de 42% de janeiro a setembro de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado. A queda chega a 92%, se os números forem comparados a 2016.

CLP - O Ranking da Competitividade dos Estados apresenta a análise e capacidade competitiva de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, agrupados em 10 pilares. É uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil, e busca pautar a atuação de líderes públicos em dez áreas-chave (Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social).

Disponível numa plataforma on-line, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em 70 indicadores distribuídos pelas áreas-chaves. Os da Segurança são a Atuação do Sistema de Justiça Criminal, Presos sem Condenação, Déficit Carcerário, Segurança Pessoal, Segurança Patrimonial, Mortes a Esclarecer, Mortalidade no Trânsito, Morbidade no Trânsito e Qualidade da Informação de Criminalidade.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário