Últimas Notícias
Brasil

Governo da Paraíba incentiva capacitação em educação financeira e empreendedorismo para mulheres

Governo da Paraíba incentiva capacitação em educação financeira e empreendedorismo para mulheres

Mulheres usuárias dos serviços da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, como Casa Abrigo, Centros de Referência e Patrulha Maria da Penha terão acesso a espaço físico com computadores para participarem da capacitação do programa “Ela Faz História Paraíba”, programa do Facebook em parceria com a Aliança Empreendedora, que oferece gratuitamente capacitação em Educação Financeira dedicada a fomentar a participação das mulheres na economia digital.

A secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, assinou termo de compromisso para disponibilizar os cursos formulados em três pilares de conhecimento: educação financeira, marketing digital e acesso à fonte de crédito. Os detalhes sobre o programa “Ela Faz História Paraíba” serão divulgados, nesta quarta-feira (16), às 18h, na live exclusiva sobre oportunidades de capacitação e desenvolvimento para mulheres na Paraíba. A live vai acontecer no canal do YouTube da SEMDH e as inscrições podem ser feitas pelo https://bit.ly/live-elafazhistoria-paraiba. A confirmação de participação será enviada por e-mail e WhatsApp.

Segundo a secretária Lídia Moura, a parceria com Facebook e Aliança Empreendedora vão apoiar as mulheres usuárias dos serviços, mas também outras mulheres que acessam, por exemplo, o Programa Empreender Mulher, cuja linha de crédito é voltada para mulheres em situação de vulnerabilidade social. “Somos mais uma aliada para divulgação deste programa que pode ser acessado direto dos nossos serviços com apoio de técnicas que auxiliarão todas as mulheres”, disse Lídia Moura.

A gerente de políticas públicas do Facebook para o Brasil e o Cone Sul, Andréa Leal, disse que é essa é uma contribuição para tentar ajudar essas mulheres a atravessar e a sair mais fortes e com ferramentas digitais para combater a crise. “Vemos a crise também como uma oportunidade para aumentar a digitalização desses negócios, que eram mais simples, que não necessariamente tinham acesso a essas ferramentas e agora, pelo isolamento social, de forma acelerada, acabaram tendo que migrar para o on-line”.

“Quando se investe em capacitação de mulheres, além do crescimento individual, tem-se também benefícios nos núcleos familiares e na comunidade. Estima-se hoje que 45% das mulheres empreendedoras também são chefes de família. Mudar a vida de uma empreendedora hoje é melhorar a realidade do país a longo prazo”, comenta a diretora executiva e co-fundadora da Aliança Empreendedora, Lina Useche.

Live

O encontro de hoje será um bate-papo exclusivo sobre oportunidades de capacitação e desenvolvimento para mulheres na Paraíba. A live acontecerá no canal do YouTube da SEMDH. Confira as participantes:

Crisfanny Soares, empreendedora, que atua no desenvolvimento de pessoas e metodologias de apoio ao surgimento e fortalecimento de negócios.

Catarina Teles, empreendedora do ramo da Gastronomia na Bahia e participante do programa #ElaFazHistória.

Mariana Rodrigues, coordenadora do Empreender 360 na Aliança Empreendedora, comunicadora especializada em Marketing Digital, com experiências em planejamento estratégico, criação de metodologias, facilitação e gestão de projetos sociais de investimento público e privado.

Lídia Moura, secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, jornalista especializada em direitos humanos, idealizadora da Ronda Maria da Penha (João Pessoa) e do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha.

Raquel Helen Silva, gerente de Políticas Públicas na Meta (Facebook), mestra em Relações Internacionais, Gênero e Desenvolvimento.

Inscreva-se agora: https://bit.ly/live-elafazhistoria-paraiba. A confirmação de participação será enviada por e-mail e WhatsApp.

“Ela Faz História”

A inscrição para o curso, que é composto por videoaulas interativas, pode ser feita na plataforma Tamo Junto, acessando o link: www.tamojunto.org.br/elafazhistoria.

Os módulos do programa incluem temas como metas financeiras, precificação, plano de negócios, planejamento financeiro, estratégias de negócios, tecnologia aplicada a finanças. Como parte do conteúdo, haverá um componente com informações sobre fontes de microcrédito para microempreendedoras do Brasil, a fim de facilitar o acesso ao crédito.

As empreendedoras também terão acesso a mais dois cursos: um curso sobre como usar as redes sociais e as mídias digitais para impulsionar seus negócios; e outro com foco em formalização, incluindo os conceitos para obtenção de CNPJ, emissão de nota fiscal, custos e taxas, além de orientação para que as mulheres avaliem quando é necessário buscar ofertas de crédito do mercado e como obtê-las.

Sobre a Aliança Empreendedora

Desde 2005, a Aliança Empreendedora capacita e apoia gratuitamente microempreendedores formais e informais em comunidades de baixa renda de todo o país, co-criando protagonismo econômico e social, em parceria com empresas, governos, organizações sociais e interessados na causa. Está presente em todos os estados brasileiros e já concretizou 271 projetos, treinou 134 organizações e apoiou mais de 100 mil empreendedores. Para mais informações, acesse: aliancaempreendedora.org.br.

Sobre o Tamo Junto

O Tamo Junto é uma plataforma online e gratuita, desenvolvida pela Aliança Empreendedora, voltada a microempreendedores de baixa renda, com videoaulas, cursos e materiais para uso prático. A iniciativa já beneficiou mais de 30 mil usuários e o seu canal no YouTube conta hoje com mais de 60 mil inscritos. Acesse: aliancaempreendedora.org.br/tamojunto.

Serviços da SEMDH

A Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana oferece serviços que acolhem todas as mulheres independente de cor, identidade de gênero, orientação sexual e credo.

Centro de Referência da Mulher Fátima Lopes, em Campina Grande - Avenida Pedro I, São José, 558, Campina Grande - Fone: (83) 33429129/ 988268834

Centro de Referência Intermunicipal de Atendimento às Mulheres do Cariri - Rua Hugo Santa Cruz, 394, Várzea, Sumé - PB​ - ​​Telefones (83) 99399-377783 / 99399-3777

Patrulha Maria da Penha, em João Pessoa e Campina Grande;


João Pessoa

Rua Rodrigues de Aquino, 378, Centro


(83) 3221-1673


Campina Grande

Rua Siqueira Campos, 22, São José

(83)3342-3856


Casa Abrigo Aryane Thais - serviço sigiloso

Casa de Acolhimento Provisório Irene de Sousa Rolim - Rua Tomaz Pires dos Santos, 101,Bairro bancários, Sousa-PB - Telefone:  83 9111-5459



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário