Últimas Notícias
Brasil

Programa Espaço Cultural presta homenagem a Walter Galvão com gravações raras

Programa Espaço Cultural presta homenagem a Walter Galvão com gravações raras

Nesta quinta-feira, dia 7, faz um ano do falecimento do jornalista, escritor e cantor paraibano Walter Galvão. E o programa Espaço Cultural vai prestar uma homenagem, a partir das 22h, na Rádio Tabajara FM (105,5). A playlist terá canções compostas por Galvão e interpretações dele mesmo (inclusive gravações raras, que vão tocar pela primeira vez na emissora). O Espaço Cultural termina à meia-noite, com edição e apresentação do jornalista Jãmarrí Nogueira.

Logo no primeiro bloco, o programa terá duas canções que Galvão interpretou na época da banda The Jet Stones, na década de 1970: ‘Não me abandone’ e ‘Piangi com me’. A primeira teve recuperado apenas um trecho de uma gravação raríssima feita em dezembro de 1974 (com Lelo na bateria, Zé Carlos Bicudo na guitarra, Zé Crisólogo no baixo, Roberto no teclado e Antônio Carlos, Walter Galvão e Hélio Lucas nos vocais.

Já o áudio de ‘Piangi com me’ foi plenamente recuperado. É uma música italiana da banda The Rokes (sucesso de 1966), que o grupo paraibano The Jet Stones gravou na década de 1970. Nos vocais, Antônio Carlos, Walter Galvão e Hélio Lucas. O material foi remasterizado por Antônio Carlos a partir de uma fita cassete.

O bloco também trará ‘Quarteto distante’, com o Quarteto Pleft; e ‘Tragédia ligeira’, com Cristine Evelise, além de Eleonora Falcone cantando ‘O sol de só’ e ‘Eleanor Rigby’ (uma versão em português escrita por Galvão). Homenagem também terá Walter Galvão cantando ‘Gavião’ e o Hino do Bloco Baratas dos Bancários (em um dueto com Cátia de França).

Os outros três blocos do programa, que termina à meia-noite, terão canções de Chico César, Flor de Pedra, Escurinho, Zackarias Nepomucerno, Bravia, Lau Capym, Elba Ramalho, Tadeu Mathias, PS Carvalho, Wil Cor, Laís Menezes, Cabruêra, Betinho Lucena, Didier Guigue, Seu Pereira, Débora Malacar, Gabriel Reisenden, Cátia de França, Tracundum, Caburé, Jéssica Melo, Juliette, Val Donato e Polyana Resende.

Walter Galvão - Jornalista. Poeta. Escritor. Crooner! Ex-secretário municipal de João Pessoa e de Conde (nas áreas de Educação, Comunicação e Transparência). Presidente da Fundação Espaço Cultural (Funesc). O multitudinário Walter Galvão Peixoto de Vasconcelos, 64, faleceu no dia 7 de julho de 2021, após luta contra um câncer.

O nome de Walter Galvão é carimbo forte da história do jornalismo paraibano nas últimas quatro décadas. Passou por todas as grandes redações de jornais impressos, como A União, O Norte e Correio da Paraíba (onde atuou como repórter, colunista, editor setorial e editor geral). Atuou ainda em emissoras de televisão, como a TV Correio, e como assessor na área política.

Crítico cultural, também deixou sua marca como artista, sendo crooner de bandas de baile nas décadas de 1960 e 1970, inclusive no Quarteto Pleft. Na década de 1990 gravou a canção ‘Gavião’ no CD ‘Jardim dos animais’, de Paulo Ró e Ronald Clever. Deixou vários livros publicados, como ‘O som do sim’ e ‘Rap Ópera’. Suas publicações mais recentes foram ‘45 poses da palavra’ e ‘Máximas de Marx - Introdução ao multiverso do pensar crítico’ (lançado este ano), ambos pela editora Ideia.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário