Últimas Notícias
Brasil

Lula confirma que pretende disputar reeleição: “O país vai ter pela primeira vez um presidente eleito quatro vezes”

Lula confirma que pretende disputar reeleição: “O país vai ter pela primeira vez um presidente eleito quatro vezes”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (4) que pretende disputar as eleições presidenciais de 2026, o que poderá torná-lo o primeiro presidente da história do Brasil a ser eleito para quatro mandatos.

“Se tudo estiver como eu estou pensando, esse país vai ter pela primeira vez um presidente eleito quatro vezes”, declarou Lula, reforçando que está disposto a entrar novamente na disputa eleitoral.

A declaração foi dada durante uma cerimônia de anúncio de investimentos em refino e petroquímica, no Rio de Janeiro.

Durante o evento, Lula também negou que exista um clima de conflito entre o governo e o Congresso. Ele ressaltou que as divergências são naturais e importantes para o diálogo entre os poderes, destacando a parceria com o Legislativo.

“Parece que tem uma guerra entre governo e Congresso, mas eu sou muito agradecido pela relação que tenho com o Congresso Nacional. Até agora, em dois anos e meio de mandato, o Congresso aprovou 99% das coisas que enviamos”, afirmou o presidente.

Lula comentou ainda que as discordâncias entre governo e Congresso ajudam a abrir espaço para conversas e negociações. “Quando há divergência, é bom. A gente senta à mesa, conversa e resolve. O governo pensa uma coisa, o Congresso pensa outra, e nós resolvemos isso no diálogo”, completou.

As declarações foram dadas após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu os decretos do governo e a decisão do Congresso que os derrubava, ambos relacionados ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Moraes também determinou uma audiência de conciliação entre as partes.

Lula minimizou o impacto político do momento e reforçou que ainda há tempo para trabalhar. “Eu não quero nervosismo. Só tenho um ano e meio de mandato, mas tem gente que acha que o governo já acabou e já está pensando em eleição”, concluiu.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário